Chamou a atenção o caso de um paciente terminal de câncer que obteve remissão ao ser submetido a uma terapia celular experimental. O tratamento já é utilizado com sucesso nos Estados Unidos e na Europa, mas o mineiro Vamberto Luiz de Castro, 62, foi tratado com um método totalmente desenvolvido no Brasil. A terapia revolucionária, que pode custar centenas de milhares de dólares para pacientes no exterior, pode vir a ser ofertada gratuitamente pelo SUS.

Imagem ilustrativa da imagem Profissionais fazem medicina de 1º mundo no Brasil
| Foto: iStock

O episódio é uma mostra de que, apesar do atraso do Brasil em diversas áreas em relação a países desenvolvidos, a medicina brasileira produz contribuições científicas importantes e tem serviços considerados referências internacionais. “A média da saúde pública no Brasil é muito baixa, mas alguns hospitais e universidades têm condições de fazer medicina de ponta, para rivalizar com a melhor medicina que se possa fazer no planeta”, diz o médico e escritor José de Jesus Peixoto Camargo.

Responsável pelo primeiro transplante de pulmão da América Latina, em 1989, Camargo é um exemplo da importância da iniciativa de alguns médicos na construção da relevância da medicina brasileira.

Em um cenário de precariedade em várias frentes, alguns nomes foram responsáveis por incitar o desenvolvimento de áreas que atingiram a excelência. Este é o caso de Ricardo Pasquini no Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da UFPR.

“Alguns serviços se destacaram muito mais em função de algum desbravador que os fez ganhar destaque internacional”, diz o cirurgião-geral e do trauma Adonis Nasr. “Essas pessoas puxaram os serviços, que acabaram mantendo a tradição e a qualidade”, explica o médico, que também é professor da UFPR e da PUC-PR.

Imagem ilustrativa da imagem Profissionais fazem medicina de 1º mundo no Brasil
| Foto: .

SUS: Sistema Único de Saúde é a denominação do sistema público de saúde no Brasil

Transplante: Ato de colher um órgão ou tecido, ou parte deles, de um doador e implantá-lo(s) no receptor