Proerd forma 250 novos alunos da rede municipal de ensino
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina
Walkiria Vieira
Ações conjuntas em prol da formação de cidadãos integram os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é parte dessa realidade e, nos dias 6 e 7 de novembro, 250 alunos do 5º ano de quatro escolas municipais de Londrina participaram de cerimônia de formatura do conclusão do curso.
As cerimônias foram realizadas em dois locais: no auditório do Complexo Educa (na rua Prefeito Faria Lima, 400), no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240) e contaram com a presença dos familiares dos alunos. Nesta edição, foram contempladas as escolas municipais Professor Carlos Zewe Coimbra, Professor Joaquim Pereira Mendes, Nina Gardeman e Hikoma Udihara. Desde o final de abril, os estudantes participaram de uma aula por semana, ao longo de dez semanas.
FAMÍLIA E ESCOLA UNIDOS
Umas das iniciativas do programa é mobilizar os pais, integrando assim a Policia Militar, a Escola e a Família, resultando no envolvimento de toda a comunidade. Para as famílias, o plano fortalece princípios e representa proteção para os estudantes. Do ponto de vista de Carina Poltraneire mãe de Graziella Poltraneire, estudante da E.M Joaquim Pereira Mendes, o encerramento da atividade é também uma celebração. "Principalmente porque estão indo para o sexto ano, para uma escola maior, com mais crianças e todo preparo para essa nossa fase é importante", pensa.

Heloise Furlan Durão e Vinícius Durão são pais da aluna Isabeli Furlan Durão, da mesma unidade escolar, a formação foi de grande importância e a premiação da estudante pela redação com o tema Proerd foi uma surpresa muito bem recebida. "Isabelle gosta muito de escrever, ela até fala que quer ser professora também", conta Heloise Durão.
Em casa, a estudante de 10 anos encontrou uma diversão e tanto e já está ensinando os irmãos como é a escola. "Demos de presente a ela um quadro branco e ela se diverte com os irmãos menores, de cinco e três anos", alegra-se a mãe. Com a redação premiada, a estudante aproveitou a oportunidade de expressar o que assimilou do aprendizado a respeito do Proerd, bem como colocou em prática suas habilidades de interpretação e produção textual.

PREVENÇÃO
Promovido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Policia Militar do Paraná (PM-PR), o escopo atua na prevenção ao uso de drogas e a práticas violentas dentro e fora do ambiente escolar.
Nas aulas, são utilizadas apostilas e vídeos educacionais, que ensinam comunicação não verbal e escuta ativa, como lidar com situações de tensão e com a pressão de colegas. O material recebido pelos estudantes das nove turmas em Londrina é o mesmo utilizado em todo o Brasil.
O estudante Calleb Albuquerque, junto com dezenas de colegas, expressa grande estima pelos instrutores. Todos contam que aprenderam muito e que a farda representa para eles proteção. O curso é ministrado por policiais militares, capacitados pelo programa.
Segundo o tenente PM Kaminari, comandante do Primeiro pelotão da 4ª Cia, ele próprio desenvolveu uma grande admiração por esse trabalho nas escolas quando estava nessa fase escolar. "Foi algo tão forte que decidi que era o que eu faria na vida. "A presença dos policiais na escola nos alertando fez com que eu me sentisse muito importante e valorizado.
Nesse ano, os instrutores foram a 3º sargento Silvia e o soldado R. Mendes. Silvia explica que não há resistência, pelo contrário. "A receptividade é excelente, são interessados e desenvolvemos uma relação de confiança", afirma. “Nós, policiais, temos um contato muito grande com as crianças durante as aulas. Junto com a família e a escola, formamos os três pilares do programa”, acrescenta. A 3º Sargento também considera que a ampliação da divulgação do trabalho junto à comunidade é de extrema importância para a sociedade como um todo.
PROGRAMA DE RESISTÊNCIA
O planejamento consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência e a resistirem a ela.
As atividades são desenvolvidas uma vez por semana durante um semestre pelo policial do programa com os alunos dos quintos anos nas quais é trabalhado o material didático do Programa – o Livro do Estudante. Ao final é realizada a formatura dos alunos. Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação com o tema: “O que aprendi com o Proerd", depois são premiadas as melhores redações – uma de cada turma e são apresentadas no dia da formatura.

O Proerd é promovido pela polícia militar dos estados, com apoio do governo federal e dos municípios. A iniciativa foi implementada no Brasil em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, seguindo modelo utilizado nos Estados Unidos. Em Londrina, todo o roteiro está ativo desde 2019.
O treinamento é feito com grupos de policiais dos quais são selecionados aqueles que tenham facilidade de comunicação; que sejam criativos; que tenham experiência em atividade educacional; não deve ser fumante e nem fazer uso abusivo de álcool. O leão Daren foi escolhido como mascote por ser um animal forte, com presença e que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos, considerando que a droga é um inimigo da sociedade.

TEMAS ABORDADOS
Compreendendo os efeitos das drogas; Considerando as consequências; Tomando decisões, assumindo riscos; Mudando ideias sobre o uso de drogas; Maneiras de dizer não às drogas; Formando a autoestima; Ser seguro: um estilo de resposta; Lidando com as tensões sem usar drogas; Reduzindo a violência; Combate à influência dos meios de comunicação (na violência e uso de drogas); Dizendo “sim” para alternativas positivas; Exemplos positivos; Noções de cidadania; Formatura.

