Preservação ambiental é tema importante também na escola
Práticas educativas de respeito ao meio ambiente integram rotina de estudantes da rede municipal de educação
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de junho de 2023
Práticas educativas de respeito ao meio ambiente integram rotina de estudantes da rede municipal de educação
Walkiria Vieira
Com o lema “Soluções para a poluição plástica”, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado pela ONU - Organização das Nações, enfatiza soluções contra a poluição por este tipo de material. Nesta segunda-feira (5), o Secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre a necessidade de uma atuação coordenada por futuro ecológico, saudável e sustentável; o mundo produz mais de 400 milhões de toneladas do material por ano; um terço tem uso único.
Na rede municipal de ensino, o tema integra a formação dos alunos, desde a Educação Infantil em uma formato em que toda a comunidade participa das ações educativas. Na Escola Municipal Carlos Dietz, a Educação Ambiental está presente no cotidiano dos alunos. "Tanto no ambiente escolar, quanto em casa", explica a coordenadora pedagógica da unidade, Denise Monrrow Lonni Rocha. Temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, reciclagem são estudados.
Recentemente, alunos do 2° ano aprenderam sobre o uso consciente da água e também reflorestamento e, com isso tiveram noções práticas de como cuidar e plantar as flores. "Tem um lugar que chamam de berçário das plantas em nossa escola e todos os dias os alunos tiram um tempo para plantar novos 'bebês' e regar as plantas que já estão grandes", conta a também coordenadora pedagógica Patrícia Vieira de Lima.
A Escola Municipal Carlos Dietz tem como diretora Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa e uma outra atividade prática recente foi um passeio dirigido ao Parque Arthur Thomas, em Londrina. Na ocasião, as turmas do P5 e do 1°Ano realizaram uma aula de campo em contato com a natureza.
A observação e o encantamento dos alunos é notável. "Puderam conhecer algumas árvores nativas de nossa cidade, aprender mais sobre respeitar a fauna e a flora presente no lugar , e isso trouxe inúmeras possibilidades de aprendizado e principalmente, o encantamento dos nossos pequenos", explica a coordenadora Patrícia Vieira de Lima. "Todas estas ações são importantes para desenvolver uma consciência ambiental em nossas crianças, pois elas são os adultos que cuidarão futuramente do nosso meio ambiente", acrescenta.
CUIDAR DO PRESENTE E DO FUTURO
Na Escola Municipal Corina Mantovan Okano, localizada no Distrito de Maravilha, os assuntos ligados ao meio ambiente são abordados o tempo todo. Seja no uso da garrafa de água, que dispensa o uso de copos descartáveis, no cuidado com o jardim da escola, bem como o consumo consciente e o modo correto de descartar o que não mais tem serventia.
A unidade tem como diretor Marco Aurélio de Carvalho. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Unidade, Rosa Alzira dos Santos, esse é um trabalho contínuo na escola. Assim como em casa, o uso consciente da água, da energia elétrica e com as áreas verdes é reforçado em todas as turmas por meio de diferentes ações.
O uso racional do papel toalha após lavar as mãos é um exemplo. "Acreditamos que com a teoria e a prática estamos formando adultos com hábitos mais saudáveis em diferentes áreas e isso se refletirá em resultados positivos para o ambiente e toda a sociedade", pensa a coordenadora.
PROJETO ILUMINANDO GERAÇÕES
O programa educativo chamado Iluminando Gerações, da Copel, foi criado com o objetivo de levar aos estudantes, de forma leve e divertida, ensinamentos sobre o uso seguro e consciente da energia. O consumo consciente de energia com crianças dos anos finais do Ensino Fundamental I é uma realidade.
Com as palestras nas escolas, apresentações teatrais, a Van da Eficiência Energética, vídeos e jogos educativos, o Iluminando Gerações contribui para a redução do número de acidentes com energia elétrica e estimula a mudança de hábitos não só das crianças, mas também dos familiares e vizinhos, pois os pequenos se tornam multiplicadores dessas informações.
Além das palestras, o programa trabalha com a circulação de uma peça teatral, produção de conteúdo disponível no YouTube e tem dois jogos para celulares, um deles voltado ao tema da segurança com a energia elétrica, outro sobre uso consciente (se chama "Click Esperto", e está disponível gratuitamente para celulares Android, na Google Play).
Ciente de que a energia elétrica desperta a curiosidade de crianças em todas as idades e faz parte do conteúdo trabalhado pelas escolas nas mais diferentes áreas do conhecimento, o programa conquista. Para auxiliar na educação para o uso consciente e seguro da energia, a Copel está lançando dois jogos para celulares, disponíveis gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android.
Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por meio de palestras, teatro, vídeos e materiais impressos aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná.
A proposta vai ao encontro dos anseios e com os jogos interativos, as crianças terão mais uma forma de colocar em prática, de forma lúdica, o que já aprenderam sobre o consumo consciente e a prevenção do choque elétrico. “Pensamos em algo que possa divertir enquanto ensina”, afirma a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel, Daniele Ciotta. “Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários”.
...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link