Pandemia é tema de arte escolar
A expectativa de dias melhores e a importância da prevenção foram temas dos trabalhos escolares no encerramento do ano
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de dezembro de 2020
A expectativa de dias melhores e a importância da prevenção foram temas dos trabalhos escolares no encerramento do ano
Walkiria Vieira - Grupo Folha
Inspirados na música ‘Andrà Tutto Bene’ do cantor Cristóvam e na gravura da ilustradora e muralista Renata Stort, alunos do P5D - Turma do Espaço, das professoras Kátia Simone Martins e Aparecida Guergoleto, do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi abraçaram a proposta de colorir seus dias e emanar esperança e energias positivas. "Assim como as crianças de diversas partes do mundo, a turma escolheu o arco-íris como símbolo da esperança." É o que explicam as professoras Kátia e Aparecida. "No primeiro momento, as famílias ouviram a canção e depois enfatizaram às crianças que nesse momento de isolamento social era preciso espalhar mensagens de esperança para passarmos por essa pandemia, e como representação desse sentimento faríamos um arco-íris, levando ao mundo a mensagem de que 'Vai ficar tudo bem’, mesmo", destaca.
De acordo com as educadoras, para realizar a proposta, as famílias usaram tecidos, cartolinas, tintas e outros materiais. "Assim que terminaram de fazer o arco-íris, colocaram nas paredes de suas casas, para simbolicamente transmitir esperança." Em um segundo momento, os pais e responsáveis mostraram a ilustração da artista Renata Stort e fizeram a leitura da mensagem explícita na obra e, com diferentes materiais, fizeram a releitura da gravura.
O tema foi escolhido com o objetivo de levar a mensagem de esperança e positividade, pois o período de isolamento e toda a incerteza os causavam medo, insegurança, ansiedade e até tristeza. As famílias aceitaram esse desafio e se mostraram empenhadas na realização da proposta. "Foi um trabalho de parceria entre a criança e a família, um momento em que ambos decidiram, conversaram e respeitando o espaço de cada um, fizeram a atividade", explicam.
A acolhida dos alunos e familiares foi determinante principalmente pelo fato de as crianças já terem uma relação com as Linguagens Artísticas. "Os resultados nos emocionaram, nos encheram de gratidão e nos sensibilizamos. "Foi muito gratificante ver a manifestação e envolvimento das famílias. Foram notórios, a entrega e envolvimento de muitas famílias, provavelmente, porque todas estavam precisando dessa mensagem de esperança", contam as professoras.
Expressar o sentimento e pensar positivo - na esperança - melhorou o clima, do ponto de vista das educadoras. "Sabemos da potência expressiva e do poder estruturante para a nossa saúde mental que as linguagens artísticas apresentam. Assim, certamente as famílias puderam, por meio das linguagens plásticas, simbolicamente, acessar e materializar seus medos e anseios, às vezes, até inconscientes, o que seria muito difícil fazendo uso da linguagem verbal." As professoras pontuam que as ações com os educandos foram pautadas em quatro sentimentos; fé, esperança, gratidão e empatia. "Propostas que fazem com que a criança e família externem seus sentimentos são bem-vindas na turma, pois o resultado dessas propostas, possibilitam entender mais as relações, o lugar que essa criança ocupa e também é uma maneira de entender como poderíamos conduzir a nossa dinâmica." A proposta além de deixar o clima mais leve, ajudou a conexão entre escola e família. " É maravilhoso e libertador usar a arte para expressar nossos sentimentos, nossas aflições e sensações", expõem.
Sobre a criatividade, as professoras consideram que foi gratificante. "O nosso trabalho é desenvolvido pelo viés da arte. A arte humaniza, a arte nos torna sensíveis, criativos e críticos. A arte nos salva." Ao pensar que "vai ficar tudo bem", as educadoras notaram o senso de coletividade. Foi um trabalho muito lindo, ‘”extrapolamos” a sala de aula virtual.
PREVENÇÃO
A contação de histórias é um meio de mensagem que funciona na formação. O exemplo e o desenho, também. O amor ao aprendizado, a perspectiva, a generosidade, a prudência, o humor e a perseverança são outras ferramentas de trabalho nas mãos de educadores - que mesmo durante a pandemia e cumprindo a necessidade de distanciamento, não perderam de vista seus alunos e o que se passava no cotidiano de cada um. Com inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade e vitalidade, os professores tiveram pulso e sensibilidade.
Assim, a turma do P5C - Turma do Coração, da mesma unidade também - trabalhou o tema Pandemia nas aulas remotas e o foco foi a prevenção. Dentro do PED- Plano de Estudos Dirigidos, o desafio era expressar, por meio de desenhos, os cuidados necessários mediante à pandemia do Covid-19 e a necessidade de atenção. Além de desenhar, os alunos e as famílias poderiam acrescentar frases e mensagens de alerta e carinho. Para incentivar, as professoras Renata Suzue Ogata e Rosângela Stabenow exploraram seus dotes e encantaram alunos e responsáveis desenhando e dando o recado: "Covid-19 não é conto de fadas. Usar máscara é o mínimo do respeito social e da responsabilidade coletiva".