Inspirados na música ‘Andrà Tutto Bene’ do cantor Cristóvam e na gravura da ilustradora e muralista Renata Stort, alunos do P5D - Turma do Espaço, das professoras Kátia Simone Martins e Aparecida Guergoleto, do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi abraçaram a proposta de colorir seus dias e emanar esperança e energias positivas. "Assim como as crianças de diversas partes do mundo, a turma escolheu o arco-íris como símbolo da esperança." É o que explicam as professoras Kátia e Aparecida. "No primeiro momento, as famílias ouviram a canção e depois enfatizaram às crianças que nesse momento de isolamento social era preciso espalhar mensagens de esperança para passarmos por essa pandemia, e como representação desse sentimento faríamos um arco-íris, levando ao mundo a mensagem de que 'Vai ficar tudo bem’, mesmo", destaca.

De acordo com as educadoras, para realizar a proposta, as famílias usaram tecidos, cartolinas, tintas e outros materiais. "Assim que terminaram de fazer o arco-íris, colocaram nas paredes de suas casas, para simbolicamente transmitir esperança." Em um segundo momento, os pais e responsáveis mostraram a ilustração da artista Renata Stort e fizeram a leitura da mensagem explícita na obra e, com diferentes materiais, fizeram a releitura da gravura.

O Arco-Íris da Esperança feito por Samuel Dias Carvalho, 6 anos, da turma P5D, em conjunto com a família
O Arco-Íris da Esperança feito por Samuel Dias Carvalho, 6 anos, da turma P5D, em conjunto com a família | Foto: Divulgação/arquivo pessoal

O tema foi escolhido com o objetivo de levar a mensagem de esperança e positividade, pois o período de isolamento e toda a incerteza os causavam medo, insegurança, ansiedade e até tristeza. As famílias aceitaram esse desafio e se mostraram empenhadas na realização da proposta. "Foi um trabalho de parceria entre a criança e a família, um momento em que ambos decidiram, conversaram e respeitando o espaço de cada um, fizeram a atividade", explicam.

A acolhida dos alunos e familiares foi determinante principalmente pelo fato de as crianças já terem uma relação com as Linguagens Artísticas. "Os resultados nos emocionaram, nos encheram de gratidão e nos sensibilizamos. "Foi muito gratificante ver a manifestação e envolvimento das famílias. Foram notórios, a entrega e envolvimento de muitas famílias, provavelmente, porque todas estavam precisando dessa mensagem de esperança", contam as professoras.

 Trabalho feito por alunos do P5D, da Escola Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, tem como tema a esperança de vencer a pandemia
Trabalho feito por alunos do P5D, da Escola Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, tem como tema a esperança de vencer a pandemia | Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Expressar o sentimento e pensar positivo - na esperança - melhorou o clima, do ponto de vista das educadoras. "Sabemos da potência expressiva e do poder estruturante para a nossa saúde mental que as linguagens artísticas apresentam. Assim, certamente as famílias puderam, por meio das linguagens plásticas, simbolicamente, acessar e materializar seus medos e anseios, às vezes, até inconscientes, o que seria muito difícil fazendo uso da linguagem verbal." As professoras pontuam que as ações com os educandos foram pautadas em quatro sentimentos; fé, esperança, gratidão e empatia. "Propostas que fazem com que a criança e família externem seus sentimentos são bem-vindas na turma, pois o resultado dessas propostas, possibilitam entender mais as relações, o lugar que essa criança ocupa e também é uma maneira de entender como poderíamos conduzir a nossa dinâmica." A proposta além de deixar o clima mais leve, ajudou a conexão entre escola e família. " É maravilhoso e libertador usar a arte para expressar nossos sentimentos, nossas aflições e sensações", expõem.

Sobre a criatividade, as professoras consideram que foi gratificante. "O nosso trabalho é desenvolvido pelo viés da arte. A arte humaniza, a arte nos torna sensíveis, criativos e críticos. A arte nos salva." Ao pensar que "vai ficar tudo bem", as educadoras notaram o senso de coletividade. Foi um trabalho muito lindo, ‘”extrapolamos” a sala de aula virtual.

PREVENÇÃO

Ilustração da professora Renata Suzue Ogata para alunos do P5C
Ilustração da professora Renata Suzue Ogata para alunos do P5C | Foto: Arquivo pessoal

A contação de histórias é um meio de mensagem que funciona na formação. O exemplo e o desenho, também. O amor ao aprendizado, a perspectiva, a generosidade, a prudência, o humor e a perseverança são outras ferramentas de trabalho nas mãos de educadores - que mesmo durante a pandemia e cumprindo a necessidade de distanciamento, não perderam de vista seus alunos e o que se passava no cotidiano de cada um. Com inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade e vitalidade, os professores tiveram pulso e sensibilidade.

Assim, a turma do P5C - Turma do Coração, da mesma unidade também - trabalhou o tema Pandemia nas aulas remotas e o foco foi a prevenção. Dentro do PED- Plano de Estudos Dirigidos, o desafio era expressar, por meio de desenhos, os cuidados necessários mediante à pandemia do Covid-19 e a necessidade de atenção. Além de desenhar, os alunos e as famílias poderiam acrescentar frases e mensagens de alerta e carinho. Para incentivar, as professoras Renata Suzue Ogata e Rosângela Stabenow exploraram seus dotes e encantaram alunos e responsáveis desenhando e dando o recado: "Covid-19 não é conto de fadas. Usar máscara é o mínimo do respeito social e da responsabilidade coletiva".

Miguel Moraes Volpini , 6 anos, do P5D, trabalhando em casa com as mensagens de esperança
Miguel Moraes Volpini , 6 anos, do P5D, trabalhando em casa com as mensagens de esperança | Foto: Arquivo pessoal
Imagem ilustrativa da imagem Pandemia é tema de arte escolar
| Foto: Divulgação