O espetáculo “Estou sem Silêncio”, da Quasar Cia de Dança foi um dos destaques da programação do 17º Festival de Dança de Londrina. No palco, o grupo goiano fez uma ode à mulher contemporânea com um elenco de quatro bailarinas que adentram o universo feminino para abordar questões muito íntimas.

Idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, “Estou sem Silêncio” traz de volta o humor sutil e a irreverência, marcas registradas da companhia, que comemora 31 anos de criação. A inspiração surgiu a partir de um recorte de uma coreografia do espetáculo “Céu na Boca” (2009), em que quatro mulheres se alinharam em cena, sob luz difusa e esverdeada, e, ao som de Ray Conniff, se transformam em estereótipos do que seriam comportamentos femininos.

O novo espetáculo dá continuidade à cena em questão com algo novo, em que o corpo, sua imagem e, sobretudo, seus desejos vão nortear os movimentos e as coreografias da montagem. Casando o conceito de representação e problemas sociais, o grupo coloca, no palco, o universo íntimo feminino. A montagem foi produzida a partir da percepção de problemas sociais como violência doméstica, machismo, feminicídio e abusos contra a mulher. Além disso, as experiências de vida das bailarinas serviram de pano de fundo para compor os movimentos, numa dança contemporânea que mescla movimentos sensíveis e atitudes de firmeza.

Ode - Composição poética do gênero lírico que se divide em estrofes simétricas.

Irreverência - Algo feito sem cerimônia, ou com audácia, provocação.

Salve imagem para imprimir: