Obra infantil de Tolkien traz o Sr. Boaventura
Personagem do livro se vê envolvido em uma sucessão de situações absurdas que adquirem grandes proporções
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de junho de 2025
Personagem do livro se vê envolvido em uma sucessão de situações absurdas que adquirem grandes proporções
Marcos Losnak/ Especial para a Folha

Sr. Boaventura era um sujeito que só usava chapéus altos e compridos. Para conseguir andar de chapéu dentro de casa, vivia em uma residência com portas e tetos super elevados.
Boaventura tinha um animal de estimação chamado Girafoelho, um bicho estrambólico. Tinha corpo de coelho, pescoço de girafa e uma pele impermeável. Era cego e gostava de prever se o dia seria de sol ou de chuva.
LEIA TAMBÉM:
Livro aborda a identidade negra na infância
Boaventura e Girafoelho são personagens criados pelo escritor inglês J. R. R.Tolkien (1892 – 1973) para seu único livro infantil, “Sr. Boaventura”.
Conhecido por obras como “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, Tolkien criou “Sr. Boaventura” na década de 1930 com o objetivo de entreter seus quatro filhos pequenos.
De maneira artesanal, ele próprio confeccionou o livro, com o texto manuscrito e desenhos realizados com lápis de cor. Permaneceu guardado por muito tempo até ser publicado postumamente, em 1982.
Recentemente “Sr. Boaventura” ganhou uma nova edição, lançada pela editora Harpe Collins Brasil, que preserva os desenhos originais de Tolkien.
Pautada pelo nonsense, a obra narra as atrapalhadas de Boaventura no dia em que resolve abandonar sua velha bicicleta e comprar um automóvel.
Após sair da loja com o carro novo, ele bate na carriola de repolho de Seu Zé Dias e atropela a carroça de bananas de Dona das Noites.
Para resolver os incidentes, Boaventura oferece uma carona para Seu Zé Dias, Dona das Noites e todos os repolhos e bananas. No caminho é interceptado por três ursos que também querem uma carona.
E assim Boaventura se vê envolvido em uma sucessão de situações absurdas que adquirem grandes proporções. Em pouco tempo a cidade inteira, sob o efeito de circunstâncias insólitas, se revolta contra ele.
Tudo porque Sr. Boaventura simplesmente deixou de andar de bicicleta.

SERVIÇO:
“Sr. Boaventura”
Autor – J. R. R. Tolkien
Editora – Harper Collins
Tradução – Cristina Casagrande
Páginas – 112 (capa dura)
Quanto – R$ 69,90
lustração: J.R.R. Tolkien/Divulgação
Marcos Losnaks
Especial para a Folha2

