Para caçar Saci, é preciso uma peneira de cruzeta de abanar café. E uma floresta nativa. Basta entrar na mata em dia de vento forte e esperar um redemoinho de poeira e folhas secas. Com todo cuidado, é só preciso jogar a peneira em cima do redemoinho.

Preso na peneira, ainda é necessário colocar o Saci dentro da uma garrafa e arrolhar bem. Mas é necessário riscar uma cruz na rolha, porque não é a rolha que impede que o Saci saia da garrafa, é a cruz riscada na rolha.

Essa é a técnica de caçar Saci narrada por Monteiro Lobato (1882 – 1948) em “O Saci”, obra clássica da literatura infantojuvenil brasileira. A técnica e outros inúmeros detalhes sobre o Saci-Pererê é ensinada a Pedrinho pelo Tio Barnabé no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Publicado originalmente em 1921, o livro acaba de ganhar uma nova edição com organização da pesquisadora Marisa Majolo e ilustrações de Lole. Lançado pela editora Companhia das Letrinhas em edição de luxo, a narrativa apresenta às crianças as principais figuras do folclore brasileiro.

Tudo começa quando Pedrinho chega ao Sítio do Pica-Pau Amarelo para passar as férias escolares. Seguindo as instruções de Tio Barnabé, consegue capturar um Saci que acaba tornando-se amigo de aventuras.

Pelas mãos do Saci, Pedrinho entra em contato com histórias de Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça, Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Cuca, Yara e muito mais.

Numa das aventuras pela floresta, a bruxa Cuca acaba prendendo Narizinho em sua sinistra caverna. Para libertar Narizinho, Pedrinho e o Saci precisam conseguir um fio de cabelo da Yara.

A edição traz texto introdutório em a organizadora explica o contexto cultural da época da primeira publicação da obra e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Também traz notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, época em “O Saci” foi escrito.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“O Saci”

Autor – Monteiro Lobato

Ilustrações – Lole

Organização – Marisa Lajolo

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 88

Quanto – R$ 59,90

mockup