O começo de tudo
Livro de Daniel Munduruku, resgata lendas e mitos de quatro povos indígenas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Livro de Daniel Munduruku, resgata lendas e mitos de quatro povos indígenas
Marcos Losnak 
Segundo uma antiga lenda dos Kayapós, há muito e muito tempo atrás os indígenas moravam no céu. Viviam tranquilamente no teto do céu, um lugar repleto de plantas e bichos. Certo dia um guerreiro encontrou uma toca de tatu-gigante no meio da mata. Para caçar o bicho, revolveu cavar. Cavou um dia, cavou três dias, cavou seis dias.
Quando conseguiu chegar até o tatu, o chão da toca desabou. O guerreiro havia cavado até furar a abóbada celeste. Pelo buraco, lá embaixo, avistou uma terra cheia de rios e florestas de buritis.
Ao contar para a tribo o que tinha visto pelo buraco, todos ficaram encantados. Então resolveram descer até a terra utilizando uma longa corda.

Mulheres, crianças e jovens desceram antes. Depois vieram os homens e anciões. Acontece que no meio da travessia, um menininho, desejando que seu povo permanecesse no céu, cortou a corda. E é por isso que, até os dias atuais, uma parte dos Kayapós vive no céu e outra parte vive na Terra.
Essa lenda indígena que narra um dos vários mitos da origem da Terra é recontada por Daniel Munduruku na antologia infantojuvenil “Outras Tantas Histórias Indígenas de Origem das Coisas e do Universo”.
Publicado pelo editora Global com ilustrações de Mauricio Negro, o livro reúne quatro lendas sobre o surgimento do Universo, da Terra e do fogo segundo a mitologia de quatro povos indígenas do Brasil: os Kayapós (que habitam o sul do Pará e norte do Mato-Grosso), os Bororos (que vivem na região do Mato-Grosso), os Aruás (que habitam a região de Rondônia) e os Tarianos (que vivem na região do Amazonas).

Serviço:
“Outras Tantas Histórias Indígenas de Origem das Coisas e do Universo”
Autor – Daniel Munduruku
Ilustrações – Mauricio Negro
Editora – Global
Páginas – 48
Quanto – R$ 45


