A escola é um belo lugar de aprendizado.

Não apenas o aprendizado imediato de ler e escrever letras e números. Não apenas o aprendizado científico de matérias e disciplinas.

A escola também é, através da convivência entre seres humanos, um lugar de aprendizado subjetivo. Aprendizado de coisas que não fazem parte explícita de matérias e disciplinas.

.
. | Foto: Reprodução

O escritor Machado de Assis (1839 – 1908) teve essa percepção da escola muito tempo atrás, em 1896. E escreveu um conto que se tornou um clássico da literatura brasileira: “Conto de Escola”.

O ilustrador pernambucano Silvino realizou uma adaptação da narrativa criada por Machado de Assis para a linguagem de histórias em quadrinhos em “Conto de Escola em Quadrinhos”, obra infantojuvenil publicada pela editora Peirópolis. Os desenhos de Silvino preservam o texto original e integral de Machado de Assis.

A obra narra a experiência do garoto Pilar vivida numa escola do passado, uma sala de aula de 1840. Uma época em que o ensino era pautado pelo autoritarismo e pelos castigos físicos da palmatória.

Pilar, como qualquer menino, prefere fazer coisas mais divertidas a ir à escola. Coisas como soltar pipa, tomar banho de rio, jogar bola, caminhar livremente pelas ruas do bairro.

Mesmo assim, o garoto segue para a escola, sempre para não apanhar do pai, um militar severo. Na sala de aula procura realizar todas as tarefas com disciplina para não ser espancado pelo professor, igualmente severo. Em outras palavras, toda autoridade que Pilar tem contato se revela na forma de violência.

Mas o real aprendizado de Pilar, dentro da escola, acontece através de dois garotos de sua sala, Raimundo e Curvelo. Com um conhece a corrupção. Com outro conhece a delação. Um aprendizado dentro da escola. Um aprendizado que não está presente nos estudos de matérias ou disciplinas.

A escola é um ótimo lugar de aprendizado.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Conto de Escola em Quadrinhos”

Autor – Machado de Assis

Adaptação – Silvino

Editora – Peirópolis

Páginas – 52

Quanto – R$ 49