Nem tudo é tela
'Liga-Desliga' revela com simplicidade as implicações do excesso de televisão no dia a dia das crianças
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de junho de 2019
'Liga-Desliga' revela com simplicidade as implicações do excesso de televisão no dia a dia das crianças
Marcos Losnak 
Criança e televisão podem ficar juntos horas e horas. Podem acordar juntos e tomar café da manhã bem pertinhos. Podem almoçar juntinhos e passar o dia um próximo do outro. Podem jantar coladinhos e até dormir de mãos dadas.
“Liga-Desliga”, obra infantil de Camila Franco e Marcelo Pires, aborda essa íntima relação entre criança e televisão de maneira peculiar. Ao inverter os papéis, revela com simplicidade as implicações do excesso de televisão no cotidiano das crianças.
“Liga-Desliga” narra a história de uma televisãozinha que passa o dia assistindo menino. Não saía da frente do menino. Não brincava com outras 'televisãozinhas', preferia ficar no sofá da sala assistindo menino.
Os pais vivam dizendo para ela desligar aquele menino e brincar de coisas comuns como esconde-esconde, amarelinha, pular corda, andar de bicicleta, soltar pipa e bola queimada. Mas a televisãozinha não conseguia fazer nada a não ser ligar o menino logo acordar e ficar assistindo menino até a hora de dormir.

Mas tudo mudou no dia em que o menino, inesperadamente ganhou uma bola. Quando a televisãozinha acordou e foi até a sala ligar o menino, ele não estava mais lá. Estava na rua brincando de bola com outros moleques.
O menino foi mandado para a assistência técnica, mas o técnico deixou claro que o garoto não tinha mais conserto. A bola tinha sido uma “interferência muito forte”.
A televisãozinha chorou, berrou e esperneou. Mas nada adiantou, não seria mais possível assistir menino o dia todo. A solução passou a ser brincar com outras 'televisãozinhas' que também estavam com meninos sem conserto brincando de bola.
Publicado originalmente em 1992, “Liga-Desliga” ganhou nova edição lançada pela editora Companhia das Letras com ilustrações de Jarbas Agnelli.

Serviço:
“Liga-Desliga”
Autor – Camila Franco e Marcelo Pires
Ilustração – Jarbas Agnelli
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 48
Quanto – R$ 42,90


