Em 1948, uma família de japoneses instalava um bazar na rua Sergipe, Centro de Londrina. O Bazar Ajimura se mantém ativo até hoje, somando 71 anos de história. Tokiko Ajimura, a matriarca da família, faleceu no dia 7, aos 101 anos de idade. Ela deixa seis filhos, 13 netos e uma história de muito trabalho e amor pelo ofício.

Imagem ilustrativa da imagem Morre proprietária do Bazar Ajimura
| Foto: Marcos Zanutto - Grupo Folha

Nascida no Japão, Tokiko chegou ao Brasil aos 11 anos e foi trabalhar na lavoura com os pais. Em 1948, a família decidiu abrir um bazar no Centro de Londrina. “Meu pai achou que seria viável abrir uma loja de aviamentos na cidade”, conta Tadamassa Ajimura, 79, filho e responsável pelo bazar. A loja mudou de endereço nove anos depois, continuando na rua Sergipe, onde está localizada até hoje.

Acompanhando os pais desde os sete anos no bazar, Tadamassa revela que a mãe sempre fez questão de estar presente no negócio. “Ela era o carro-chefe, em matéria de bazar, ela que vasculhava tudo, fazia compras através de representantes, o bazar seguiu graças à minha mãe que comandou o comércio até pouco tempo atrás”, revela com orgulho.

Mesmo impossibilitada de andar por conta de uma queda que levou a fraturar o fêmur, ela continuou indo ao trabalho. “Nos últimos cinco anos ela andou caindo, ficou doente, então parou de vir para cá, mas essa última queda que ela não quis mais andar, de vez em quando a gente a levava para a loja de cadeira de rodas. Até no meio deste ano ela estava indo todos os dias na cadeira de rodas”, recorda. “Ela gostava muito, o bazar foi uma vida para ela”, acrescenta.

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem Morre proprietária do Bazar Ajimura
| Foto: Folha Arte