Iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), o Edital Prêmio Pontos de Leitura 2023 teve o prazo de inscrições prorrogado. A data final agora é 25 de setembro, e não mais 18.

Os pontos de leitura são ações de base comunitária direcionadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro. A intenção é promover o acesso à cultura, diversidade e auxiliar no combate às desigualdades.

“O objetivo da prorrogação das inscrições é proporcionar uma participação ainda maior das bibliotecas comunitárias de todo o Brasil. Em um país com dimensões continentais como o nosso, é natural que as informações cheguem em momentos diferentes e queremos ter a oportunidade de conhecer as práticas das bibliotecas de todos os cantos do Brasil, em áreas urbanas, rurais, áreas indígenas, quilombolas, nas capitais e nos interiores”, explica a coordenadora-Geral de Livro e Bibliotecas da Sefli, Aline Franca.

O edital irá disponibilizar R$ 9 milhões, em 300 prêmios, no valor total de R$ 30 mil para cada biblioteca comunitária. A iniciativa busca reconhecer a atuação de bibliotecas comunitárias em torno do livro, leitura e literatura, e que colaborem para o fortalecimento da valorização da prática da leitura, em contextos urbanos e rurais.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural e coletivos culturais não constituídos juridicamente.

A versão acessível do Edital pode ser consultada aqui

* Com assessoria de imprensa.

* Excepcionalmente, nesta edição, deixamos de publicar a coluna Leiturinha, de Marcos Losnak.