Para apresentar e debater a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (Pneae), o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo, participaram, na semana passada, de painel no estande da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no Pará.

A COP30 é um encontro global no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. O encontro que começou no dia 10, segue até 21 de novembro.

Na oportunidade, Santana destacou que a educação está integrada à agenda do meio ambiente pelo futuro do planeta e que tem um papel estratégico na ação climática global. “Nossas escolas, universidades e institutos federais são terreno fértil para cultivarmos consciência climática e sustentabilidade. O futuro passa pela nossa juventude!”, disse.

Em Londrina, ações realizadas durante todo o ano letivo, em toda a rede, não só cumprem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas reforçam a educação ambiental como uma prática da escola para o convívio em sociedade.

Na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, localizada no Assentamento Eli Vive I, no Distrito de Lerroville, os 150 alunos sabem a importância do preservação ambiental e incluem na rotina de estudo e nas relações com o meio, uma postura proativa.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Vanderléia Alves Fortes, as atividades que fortalecem esse comprometimento são diárias. "Essas práticas são do ano todo, sobretudo porque seguimos a proposta de uma Escola do Campo", ratifica. Entre as atividades recentes, ela cita o plantio de árvores, a manutenção de hortas agroecológicas e o início da construção de uma agrofloesta.

Na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, no Distrito de Lerroville, tem práticas ligadas a preservação do meio ambiente durante o ano todo
Na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, no Distrito de Lerroville, tem práticas ligadas a preservação do meio ambiente durante o ano todo | Foto: Divulgação

Ao levar em consideração que a BNCC integra o meio ambiente como um tema contemporâneo transversal, promovendo a conscientização ambiental por meio de abordagens práticas e contextualizadas, a unidade fornece aos alunos a compreensão sobre sustentabilidade, consumo consciente e a relação entre a sociedade e a natureza. Ao final do ciclo, os alunos devem ser capazes de analisar problemas ambientais e propor soluções.

Por meio de uma abordagem que permite analisar criticamente a complexidade das questões ambientais e suas dimensões sociais, políticas e culturais, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, reflexão e análise de dados confiáveis. Na prática, estudam a poluição da água em cursos d'água locais e propõe ações para a comunidade, também analisam e propõem soluções para o descarte de lixo na escola que permitem criar iniciativas coletivas para resolver problemas ambientais da cidade, baseadas em exemplos de sucesso de consumo consciente e sustentabilidade.

ALIMENTAÇÃO E DESPERDÍCIO

No Centro de Educação Infantil Milton Gavetti, a diretora Rafaela Pacheco e coordenadora pedagógica da unidade, Maria Eduarda Pacheco Luciano, valorizam todo o corpo docente pelos esforços contínuos em formam cada vez mais cidadãos cientes sobre a relevância de cuidar do planeta. Integram as atividades projetos lúdicos, nos quais os estudantes participam de brincadeiras com materiais recicláveis e plantio de sementes. Em contato com a natureza, são convidados a observá-la e, no dia a dia. compreendem melhor o aproveitamento dos alimentos, a redução do desperdício, bem como são motivados a participar, com suas famílias, de ações que promovam a conservação do ambiente em sua comunidade escolar e local.

"Ao longo das atividades pedagógicas, as turmas do C1, C2A, C2B e C3 desenvolveram projetos ricos, lúdicos e significativos, todos inspirados na literatura infantil. No C1, as professoras Cristiane, Sandra e Ariadny trabalharam o livro “Sementinha”, explorando o ciclo das plantas e a importância da paciência. As crianças realizaram atividades sensoriais, colagens, pinturas e plantaram suas próprias sementes, acompanhando o crescimento dia após dia. A culminância foi uma amostra especial aberta às famílias, valorizando todo o processo vivido pelos pequenos", conta a coordenadora Maria Eduarda Pacheco Luciano.

Satisfeita com tanta dedicação, Luciano destava que na turma do C2A, a professora Amanda apresentou um lindo trabalho com o clássico “O Gato Xadrez”, por meio do qual as crianças vivenciaram cores, rimas e atividades práticas ligadas à narrativa, como o piquenique amarelo. "O projeto estimulou oralidade, criatividade e participação, destacando a turma na Mostra Literária", encanta-se

Já no C2B, foi explorado o livro “Abre a Janela”, que aborda as quatro estações do ano. As crianças observaram mudanças do clima, relacionaram a leitura ao cotidiano e realizaram atividades baseadas nas ilustrações e nas conversas diárias. "Como fechamento, produziram um livro gigante coletivo, reunindo todas as criações da turma", explica.

No C3, as professoras Maria Eduarda, Rose e Francielly trabalharam a fábula “A Tartaruga e a Lebre”, promovendo o desenvolvimento da linguagem, imaginação e interpretação. "As crianças aprenderam sobre os animais, seus hábitos e características, além de refletirem sobre valores importantes como paciência, respeito ao tempo do outro e perseverança. Todos esses projetos proporcionaram vivências ricas, afetivas e cheias de descobertas, aproximando as famílias do processo de aprendizagem e reforçando que aprender pode e deve ser prazeroso, significativo e cheio de encantamento", relata a coordenadora.

No Centro de Educação Infantil Milton Gavetti, o meio ambiente é tema de várias atividades,  incluindo a reflexão sobre problemas como a poluição e as enchentes
No Centro de Educação Infantil Milton Gavetti, o meio ambiente é tema de várias atividades, incluindo a reflexão sobre problemas como a poluição e as enchentes | Foto: Divulgação

Nesta perspectiva, o desenvolvimento da consciência ecológica, a reflexão sobre poluição, desmatamento, erosão e enchentes, compõem o currículo dos estudantes da rede municipal de ensino. Assim, desde os primeiros anos, passam a ter contato com problemas socioambientais, tendo a oportunidade de manipular imagens que apresentem problemas socioambientais.

PROJETOS EM AÇÃO

As iniciativas de Educação Ambiental (EA) promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina são pautadas em leis e diretrizes do Ministério da Educação, bem como em legislações e diretrizes ambientais. A EA deve ser contemplada no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e ser trabalhada de forma transversal e integradora em todas as etapas e modalidades de ensino, para a construção de conhecimento de todos, num diálogo de saberes, combinadas as ações individuais e coletivas, para a necessária transformação da escola em um espaço educador, crítico e sustentável.

A Secretaria Municipal de Educação tem se dedicado à implementação de projetos e ações significativas, com o propósito de fortalecer a Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Londrina. São eles: "Horta Escolar", "Abelhas sem Ferrão", "Composteira e Minhoqueira", Resíduos Sólidos", "Boas Práticas Escolares", "Escorpião?Aqui, não!", "Educação Contra o Aedes-aegypti".

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