Imagem ilustrativa da imagem Manifestação na ciclovia em Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Dezenas de ciclistas participaram de um ato realizado na ciclofaixa da avenida Ayrton Senna (zona sul de Londrina). O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de ter mais ciclovias e ciclofaixas na cidade, já que a da Ayrton Senna pode ser retirada para dar lugar a mais uma faixa destinada aos veículos.

A proposta de acabar com a faixa exclusiva para ciclistas é uma das medidas sugeridas pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) para desafogar o fluxo na avenida, principalmente nos horários de pico.

De acordo com a diretora de Trânsito e Sistema Viário do Ipuul, Denise Ziober, levantamento constatou que passam pela Ayrton Senna cerca de 38 mil veículos, enquanto o número de ciclistas é, em média, 53. “Pelo custo-benefício não seria um prejuízo tão grande (a retirada).” A ciclofaixa na Ayrton Senna tem cerca de um quilômetro e foi instalada em 2015.

“Várias cidades pelo mundo estão investindo em mais espaço para bicicletas e Londrina está perdendo uma ciclofaixa para dar mais lugar a carros. É como se estivéssemos dando um passo para trás. Queremos buscar o diálogo entre as partes interessadas”, afirmou Luciano Pagliarini, um dos idealizadores do movimento.

“Não é um contra o outro”, a “bicicleta é para desafogar o trânsito”, “ciclovia não atrapalha, ajuda”, foram algumas das frases ditas pelos participantes do ato,realizada na quarta-feira (9) à noite .

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem Manifestação na ciclovia em Londrina
| Foto: Folha Arte