Em sua 6ª edição, o Londrina Mais teve como tema "Descobertas". Esse tem sido o propósito das ações pedagógicas de 2023 ao oferecer ferramentas para que os alunos possam fazer descobertas, explorar os conteúdos, aprender e apreender. Durante três dias, o Parque Governador Ney Braga sediou a programação educacional que já integra o calendário de eventos de Londrina e região, dada a proporção que o Londrina Mais tem atingido ano a ano.

LEIA MAIS:

Londrina realiza semana dedicada a alunos superdotados

Digitalização mediada integra ensino da rede municipal


Um público de mais de 20 mil pessoas teve a oportunidade de ver de perto as criações apresentadas na feira, interagir com as atrações e prestigiar a produtividade das escolas, dos centros municipais de educação infantil e reconhecer o potencial de gestores, professores e alunos. Nas palestras, 25 ao todo, foram mais de 9 mil participantes.

Nos três dias de atividades (17, 18 e 19), foram apresentadas palestras voltadas aos professores, e disponibilizados 139 estandes com os trabalhos feitos nas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com o município. Além disso, diversas secretarias e órgãos municipais levaram serviços ao evento.

Na abertura do evento, foi realizada uma solenidade, que contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do vice-prefeito João Mendonça, da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vereadores e outras autoridades. A comunidade escolar também esteve presente e pôde acompanhar um brilhante show de arte, música e dança, encenado pelo Trio Ninas, do Projeto Dança nas Escolas; além do Projeto Circo – da Escola de Circo.

Descobrir as funções de um terrário foi uma das oportunidades no Londrina Mais
Descobrir as funções de um terrário foi uma das oportunidades no Londrina Mais | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, considera que o Londrina Mais é uma grande exposição de tudo o que acontece nas unidades escolares, todos os dias, com as mais de 46 mil crianças. “É um evento para o professor, para o aluno e as famílias. É gratuito e aberto ao público em geral, por isso convidamos as pessoas para que venham conhecer um pouco do que é realizado nas escolas. Para os professores, também é um momento muito importante de formação, com a realização de palestras com especialistas, e de troca de conhecimento entre as escolas”, ressaltou.

As palestras voltadas aos educadores e gestores da área são relacionadas à educação especial, educação infantil, musicalização, literatura infantil, educação socioemocional, educação étnico-racional e valorização da diversidade, com enfoque no desenvolvimento social, inclusão e equidade. Foram disponibilizadas 10 mil vagas para as palestras.

Nesta edição, o evento contou ainda com praça de alimentação com restaurante e vários food trucks. O “Sábado dos Projetos”, no último dia ofereceu diversas atividades abertas à comunidade, como Festival de Xadrez, Festival de Futsal, Festival de Dança, Festival de Atletismo, Festival de Circo, Festival de Taekwondo e Troca de Faixa do Karatê e Judô.

UM PÚBLICO ATENTO ÀS EXPERIÊNCIAS

O servidor público Robert Prant fez questão de prestigiar o evento com suas filhas Manoela, 11 anos e Giovana, 8. Diante de uma caixa de areia interativa, pai e filhas partilharam de uma vivência que foi uma verdadeira descoberta ao trio. Com o toque das mãos, podiam sentir a movimentação da areia, observar as mudanças dos cursos dos rios e um verdadeiro estudo sobre relevo.

A caixa de areia interativa permitia observar o cusro dos rios e fazer um estudo sobre o relevo
A caixa de areia interativa permitia observar o cusro dos rios e fazer um estudo sobre o relevo | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Totalmente cercada por crianças, a caixa de areia interativa integrou as ações do espaço interativo CIMATEC - Ciências. Matemática e Tecnologia. O público também compreendeu mais sobre proteção ambiental de uma maneira diferente, ao utilizar a Realidade Aumentada por meio da da caixa de areia interativa. A professora Bárbara Rocha de Aquino, da Escola Municipal Ruth Lemos estava nesse espaço e partilhou das emoções dos visitantes.

As escolas, cientes de que as ferramentas digitais compõem a formação do aluno e já estão integrados à rede municipal de Educação desde a Educação Infantil, usaramaplicativos de Realidade Aumentada e Virtual que foram atrações no Pavilhão onde todos puderam aprender sobre abelhas e escorpiões, viajar pelo Sistema Solar, conhecer o mundo das minhocas e dos terrários, explorar o corpo humano, observar um mundo invisível por meio de microscópios e explorar jogos manipuláveis e digitais envolvendo Matemática, por exemplo.

Entre os trabalhos apresentados pelo CMEI Abdias de Nascimento, um Quintal de Brincadeiras demonstrou o interesse e curiosidade dos pequenos diante do novo. Em uma simulação de um vulcão em erupção, as crianças assistiram à uma verdadeira explosão de conhecimento. De acordo com a professora Francielle Cristina Ferreira Posmão, o despertar para as sequências didáticas é evidente e as crianças se expressam de forma rica e entusiasmada.

Para  a professora Francielle Cristina Ferreira Posmão, "o interesse dos alunos para sequências didáticas é evidente e eles se expressam de forma entusiasmada"
Para a professora Francielle Cristina Ferreira Posmão, "o interesse dos alunos para sequências didáticas é evidente e eles se expressam de forma entusiasmada" | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Diante dos trabalhos apresentados pelos alunos do CMEI Malvina Poppi Pedrialli, na Vila Fraternidade, a professora Vanessa Feleto, considera a apresentação de todos os trabalhos um grande feito e também gratificante que todos os professores possam se encontrar e ver as tarefas realizadas." Para ser professor tem que ter um pensamento e um olhar amplo acerca dos objetivos traçados, pois sabemos que no decorrer de uma atividade os alunos podem ainda nos surpreender", comemora.

Os dias de visitação também serviram para que os alunos reforçassem conhecimentos relacionados à educação financeira, um espaço interativo bastante dinâmico foi o do Sicoob Ouro Verde. De acordo com a Analista de Desenvolvimento da Cooperativa Maisa Hangai e o analista de Marketing da unidade, Eduardo Jerônimo, o Instituto Sicoob tem como prioridade levar formação educativa e informação para a sociedade onde está inserido. "Por meio de um programa gratuito, levamos educação financeira", afirma.

Integram a coleção de livros Financinhas "Marina esqueceu de desligar a televisão", "Caio achou uma moedinha" e "Miguel, Ana e Dedé ganharam um dinheirinho". As obras de literatura infantojuvenil trazem ilustrações e situações do cotidiano em que estudantes da faixa etária da rede municipal se identificam. No caso da personagem Marina, que sempre esquecia de desligar a TV, ela nem entendia por que motivo isso era tão importante até que sua mãe e seu irmão tiveram uma conversa séria, mas muito divertida com ela - sobre cuidar bem dos recursos e valorizar a sustentabilidade.