Um mesmo fato pode ser percebido de diferentes maneiras.

Um mesmo acontecimento pode ser entendido de várias formas.

Uma mesma realidade pode ser encarada de diversos modos.

Será que tudo depende do jeito que as pessoas olham para as coisas? Ou será que tudo depende da capacidade das pessoas se colocaram no lugar de outras pessoas para olharem as coisas?

Uma possível resposta pode ser encontrada em “Vozes no Parque”, livro infantil do ilustrador e escritor britânico Anthony Browne.

Publicado pela editora Pequena Zahar, a obra apresenta um mesmo fato através do olhar de quatro pessoas diferentes. E claro, cada uma delas possui uma percepção e um entendimento diferente do mesmo acontecimento.

O fato se resume a um passeio por um parque urbano, um ato trivial. Para o lugar se dirigem uma mãe cheia de joias, seu filho pequeno e o cão de raça da família. Para o mesmo lugar, também se dirigem um pai desempregado, sua filha pequena e o cachorro vira-lata da família.

Dividindo o mesmo espaço público, os dois grupos resguardam distância. Mas, em pouco tempo, os cães estão brincando como iguais. Logo em seguida, menino e menina também estão brincando como iguais. Com os adultos as coisas ocorrem de maneira diferente e as desigualdades se desvelam.

“Vozes no Parque” mostra a percepção e o entendimento de duas crianças e dois adultos de um mesmo fato. Cada um com sua visão da realidade. E a junção de quatro leituras distintas oferece uma abordagem ampla e empática da vida.

Anthony Browne, que recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen de 2000, coloca, tanto no texto quanto nas imagens, detalhes e sutilezas que revelam um panorama de existências repletas de combinações entre alegrias e tristezas, irmandades e indiferenças, empatias e preconceitos.

Um detalhe interessante: mesmo abordando a convivência das particularidades humanas, as ilustrações de “Vozes no Parque” não trazem nenhuma imagem da figura humana.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Vozes no Parque”

Autor – Anthony Browne

Editora – Pequena Zahar

Tradução – Clarice Duque Estrada

Páginas – 32

Quanto – R$ 54,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link