|
  • Bitcoin
  • Dólar
  • Euro
Londrina

FOLHA CIDADANIA 5m de leitura Atualizado em 28/09/2021, 16:15

Jogos digitais também são aliados do ensino

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de setembro de 2021

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Com a pandemia, os jogos digitais se tornaram os grandes aliados dos professores para melhorar o desempenho e o engajamento dos alunos. Quando muito se fala em aula online e manutenção do interesse dos alunos conectados de maneira remota, possibilitar a fixação do conteúdo para um aprendizado significativo se tornou um grande desafio para os professores de muitas escolas no Brasil.

Em Londrina,  as ferramentas utilizadas para manter o ritmo e o interesse dos alunos pela educação foram determinantes.  O professor de história e Thiago Machado Garcia, do Colégio Sesi Internacional em Londrina, uniu as disciplinas de história, geografia e prática da língua inglesa com a gamificação para construir uma proposta de ensino-aprendizagem que conseguiu conquistar o interesse dos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e colaborar para um aprendizado significativo e fixação de conteúdo com propósito. 

A aluna Gabriela Viana Rodrigues de Oliveira entrou no jogo, fazendo pesquisa para a construção do Museu Histórico de Londrina
A aluna Gabriela Viana Rodrigues de Oliveira entrou no jogo, fazendo pesquisa para a construção do Museu Histórico de Londrina |  Foto: Divulgação
 

As informações foram inseridas no mundo virtual, criado com objetivo de possibilitar que o jogador visitante pudesse se localizar e ampliar seu repertório sociocultural com a imersão no mundo virtual criado a partir do Minecraft”, diz Thiago. “Participar dessa atividade com o Minecraft Education foi uma experiência muito boa. Enquanto nos divertíamos jogando também estávamos aprendendo. E eu não posso deixar de falar que ter o professor Thiago junto com a gente deixou o trabalho ainda mais divertido”, comenta Gabriela Viana Rodrigues de Oliveira, do 9°ano, que esteve envolvida na pesquisa e construção do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Usar a tecnologia para compartilhar ideias e experiências, promovendo a inovação e incentivando o empreendedorismo dentro do ambiente escolar, fez com que o Colégio Sesi Internacional, em Londrina, recebesse, pelo 4º ano consecutivo, o título de Microsoft Showcase School. Com o reconhecimento, o Colégio se mantém no seleto grupo de 325 escolas ao redor do mundo, sendo apenas 10 brasileiras, que compartilham experiências e ideias a partir do uso da tecnologia dentro do ambiente escolar. Todas as informações sobre matrículas estão disponíveis no site www.sesipr.org.br/colegiosesi/internacional/.

...

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM