Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos professores
| Foto: Ricardo Chicarelli - Grupo Folha

O Dia do Professor foi celebrado em 15 de outubro. Em todo o Brasil são mais de 2,5 milhões de profissionais que entram em salas de aula quase que diariamente para ensinar crianças, jovens e adultos. Atuação que vai além do giz que risca o quadro, pois ser professor no Brasil hoje é quase que um "malabarismo" para driblar as adversidades e superar dificuldades.

“Eu não tenho um belo apartamento, um carro novo, mas isso não importa. Eu sou feliz. É a minha escolha e por eu ter isso muito claro dentro de mim consigo contagiar meus alunos. Um bom professor é aquele que inspira e contagia os alunos porque a aprendizagem vem com o prazer”, comenta a professora Silvia Renata dos Santos, 45, que leciona para uma turma de 20 alunos entre cinco e seis anos na Escola Municipal Miguel Bespalhok, zona leste de Londrina.

Já Carlos Roberto de Oliveira, 44, é professor há 24 anos em Londrina na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuar nessa modalidade de ensino para ele, é vivenciar uma grande troca de experiências. “São alunos que em algum momento de suas vidas tiveram que deixar alguns sonhos de lado. A maioria chega à sala de aula com uma autoestima muito baixa, cheio de ansiedade e frustrações”, comenta.

Segundo ele, tudo isso vale a pena quando ele percebe a transformação que está provocando em casa aluno. “Uma aluna de 68 anos veio me mostrar a nova identidade. Foi a primeira coisa que ela fez ao aprender a escrever o nome porque ela tinha vergonha de assinar com o dedão. Ser professor hoje é estar comprometido com a transformação. É acreditar que todos têm direito à educação.”

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos professores
| Foto: Folha Arte