O Brasil tem a maior concentração de japoneses e descendentes vivendo fora do Japão e o Paraná tem a segunda maior comunidade, atrás apenas de São Paulo. Aqui, a arte, a gastronomia, os esportes e a cultura nipônicos se popularizaram por meio da miscigenação e do multiculturalismo e influenciaram costumes. No mês em que se celebra os 115 anos do início da 1- IMIGRAÇÃO japonesa no país, a Expo Japão 2023 acontece em Londrina como um espaço de integração, valorização, difusão e perpetuação das tradições.

Já incorporada ao calendário de eventos da cidade, a festa deverá atrair um público de mais de 30 mil pessoas entre os dias 7 e 11 de junho, na sede campestre da Acel, na Estrada do Limoeiro (zona leste). Em cada um dos espaços, os visitantes poderão apreciar e conhecer um pouco mais do Japão tradicional e do Japão contemporâneo.

A cerimônia do chá, a beleza dos quimonos, a celebração budista, o 2- BON ODORI, o som envolvente do kotô e a delicadeza da ikebana se misturam às apresentações de matsuri dance e ao concurso de cosplay. A gastronomia é um dos pontos fortes do evento, com inúmeras opções da culinária oriental. Dentro da feira acontece também a 60ª edição da Exposição Agrícola da Acel, com a apresentação de produtos tradicionais, sustentáveis e orgânicos.

Links

1- Entrada de um indivíduo ou de um grupo em um país estrangeiro com a intenção de fixar residência no novo local


2- Dança de origem budista criada para agradecer e honrar os espíritos ancestrais