Imagem ilustrativa da imagem Esvaziamento nos distritos do Paraná
| Foto: Marcos Zanutto - Grupo Folha

A comerciante Lucinéia de Fátima Freitas mora há 30 anos na Vila Reis, um dos quatro distritos de Apucarana (Vale do Ivaí). Satisfeita com a vida que leva na localidade, conhece diversas pessoas que deixaram o povoado nos últimos anos. “Aqui é difícil, um pouco longe. Muitos se mudam para bairros na cidade, ganham casas em outros lugares pelo Minha Casa, Minha Vida (programa do governo federal)”, relata. A Vila Reis está entre os 93 distritos no Paraná que perderam população ao longo de três décadas.

O levantamento é resultado do projeto de pesquisa "Esvaziamento populacional nas cidades paranaenses", da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Coordenada pelo professor aposentado da instituição, Nestor Razente, o estudo durou cerca de dois anos e meio.

O mapeamento foi feito em todos os 399 municípios e 358 distritos do Paraná, sobretudo, em 1991, 2000 e 2010, considerando apenas os números oficiais disponibilizados a partir do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A perda é de 66.943 habitantes entre 1991 e 2010, levando em conta moradores da parte urbana e rural dos distritos, que passou de 190.605 para 123.662.

A pesquisa ainda demonstrou que este fenômeno não está restrito a uma região do Estado .
Entre os distritos que mais perderam população em três décadas estão Nova Concórdia (Francisco Beltrão), São Luís (Chopinzinho) e Nova Lourdes (São João), que perderam, respectivamente, 6.609, 5.184 e 3.193 habitantes.De acordo com o especialista, existe uma falta de investimentos nos distritos. “Só garantir emprego não basta. Precisa de mais atrativos"

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem Esvaziamento nos distritos do Paraná
| Foto: Folha Arte