Escola municipal de Londrina promove um encontro de gerações
Troca de experiências entre alunos da Educação Infantil e idosos valoriza o conhecimento em diferentes fases da vida
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de junho de 2024
Troca de experiências entre alunos da Educação Infantil e idosos valoriza o conhecimento em diferentes fases da vida
Walkiria Vieira

A convivência e o respeito à diversidade são valores fundamentais de uma escola acolhedora. O tema “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso” integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conjunto com mais 14 temas chamados de Temas Contemporâneos Transversais.
Em destaque, a necessidade de a escola contribuir para aplacar toda discriminação preconceito e dialogar com a multiculturalidade. Dentre as práticas, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos.
Nesse sentido, é papel também da escola, desde a Educação Infantil, o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Em uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal do Idoso (SMI), alunos do P4 da Escola Santos Dumont, Jardim Industrial, região oeste de Londrina e idosas que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI Oeste), tiveram um encontro bastante proveitoso e trocaram experiências.

A proposta intergeracional foi realizada na semana passada na sala de aula da unidade escolar e permitiu que as crianças na faixa etária de quatro a cinco anos conhecessem como eram os brinquedos de antigamente, a forma de brincar e também participassem - junto com aqueles que têm mais de 60 anos - de uma oficina de dobradura.
A interação entre as gerações fluiu naturalmente e, graças à medição das professoras Elisa Fernandes e Angélica Silva, idosos ecrianças formaram uma grande turma em uma roda de conversas e brincadeiras.
Conforme planejado, os alunos foram as anfitriões e estavam dispostos a ouvir dos sábios convidados o que tinham para contar e mostrar. A coordenadora pedagógica e diretora em exercício da unidade, Patricia Molina Gama, apoiou a ideia desde a sua concepção e valoriza a iniciativa da professora regente, Elisa Fernandes.
Gama considera a ação de unir as gerações uma alternativa de colocar em prática valores como o respeito aos mais velhos e a seus conhecimentos. "Nessa fase escolar, as crianças aprendem por meio de atividades vivenciadas de forma concreta e um encontro a exemplo desse - com todo o estudo prévio realizado, permite que se apropriem do conhecimento", ratifica.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa Ana Karina Anduchuka e a coordenadora do CCI - Oeste Rosely Sonoda, prestigiaram o evento pedagógico e se encantaram com o desenvolvimento da reunião e seu resultado.

DIA DE VISITAS
A turma do P4 colocou em ação um plano para que o encontro ficasse na memória dos idosos. Além de uma sala bonita, colorida, limpa e toda organizada, mostraram que são bons ouvintes.
Curiosos, viram de perto e puderam tocar os brinquedos feitos pelas mãos dos idosos. Bola de meia, peteca feita de palha de milho e penas, boneca de sabugo de milho, pets feitos de legumes e o jogo cinco marias. "Uma batata e quatro palitinhos de madeira e está pronto um cachorrinho", ensina a idosa Nilce Leal Rodrigues, 71.
Rodrigues conta para as crianças que a criatividade vale muito na hora de brincar. "No meu tempo, não dava para ficar comprando brinquedos e acabávamos criando os nossos, sendo que isso já era uma brincadeira. Olha só esse feito de inhame, ficou parecendo um monstrinho", diverte-se.
Moradora do jardim Sabará, Maria de Lourdes Broietti leu uma poesia para as crianças e narrou como eram as brincadeiras em sua infância - dos meninos e das meninas. "Meus filhos e meus netos estudaram aqui e estar nesse espaço é gratificante."
Brincadeiras de criança
A poesia que Maria de Lourdes Broietti leu para os alunos
Fui criança bem esperta
Pulei corda e amarelinha,
Brinquei de bonecas de pano e casinha
Bonecas de sabugo e espiga de milho
Brincadeira de rodas, ciranda -cirandinha
Pega-pega, cobra-cega,
Lenço-atrás e bugalha
Mas não podia faltar
A famosa peteca de palha
SARAU GASTRONÔMICO
Para agradecer a visita e os conhecimentos compartilhados, os alunos criaram um cardápio e que foi parte da atividade. Pizza de brigadeiro, banana, suco de uva e suco de limão. Colocaram toda a equipe da cozinha para trabalhar e, com satisfação, as merendeiras levaram o banquete para a sala de aula.
Muito surpresos pelo gesto, os idosos demonstraram a gratidão e, durante o momento de partilha do alimento, receberam também uma presente que tem tudo para ser útil na rotina: uma sacola de tecido reutilizável.
De acordo com as professoras, a estampa das mãos das crianças na sacola integra um momento de estudo dos estudantes. "Estão aprendendo sobre lateralidade, qual é a mão direita, a esquerda e essa foi também uma oportunidade de colocar em práticas as lições aprendidas em sala de aula", explicam.

É a primeira vez que a escola recebe uma atividade como essa. A ação segue os moldes de outro projeto desenvolvido anteriormente pela Secretaria do Idoso, chamado “Histórias que meus avós me contam”.
Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, momentos de relações intergeracionais são um importante modo de combater preconceitos contra o envelhecimento. “Essas relações de afeto e respeito mútuo perduram pela vida toda e fazem bem tanto para as crianças quanto para os idosos”, apontou a secretária.
A importância da integração intergeracional
Com o passar do tempo verifica-se que a população de modo geral está envelhecendo, tornando-se assim cada vez mais idosa. Para se ter uma ideia, de acordo com o censo de 2022, este grupo cresceu 57,4% nos últimos 12 anos.
É imprescindível destacar que, com o passar dos anos, o ser humano se desenvolve, aprendendo com as vivências trazidas pela vida. Com isso adquire experiência e sabedoria que somente a idade é capaz de lhe dar.
No entanto, também é importante lembrar que com o tempo perdemos o vigor de outrora, pois já não conseguimos realizar muitas das atividades que conseguíamos quando éramos jovens, crianças.
Dentro deste contexto a integração intergeracional entre crianças e a pessoa idosa é importantíssima, pois os idosos levam a estas crianças toda esta experiência que adquiriram durante sua vida, mostrando a elas a importância do aprendizado ao longo do tempo.
Também as crianças verificam que o tempo passa para todos, que um dia elas também irão envelhecer. Desta forma, neste contato entre as gerações, as crianças passarão a olhar as pessoas idosas com mais respeito e admiração, pois sabem que eles têm muito a ensinar e que um dia serão elas próprias em seus lugares.
Ressalta-se que para os idosos este contato também é importante, pois as crianças trazem a alegria e a pureza própria da idade e que foram perdidos ao longo do tempo.
Talita Rocha - Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB - Subseção Londrina

