Orio nasceu em Fabriano, na Itália, e aos 11 anos teve sua iniciação na música. Depois de alguns anos de estudo na cidade natal, foi para Torino, onde estudou no Teatro Regio di Torino. Também passou por um quarteto de piano, violino, viola e violoncelo. Estudou didática, a história dos instrumentos e descobriu a paixão em ensinar. Há 25 passou em uma competição de professores nos conservatórios italianos e começou a lecionar. Atualmente, mora em Pádua e espera ser diretor do conservatório no ano que vem.

Veio ao Brasil pela primeira vez há seis anos e esteve recentemente pela primeira vez em Londrina a convite da Bravi Academia Orquestral. No dia 15 de outubro deste ano, na Catedral Metropolitana de Londrina, apresentou “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com a Orquestra Acadêmica da Bravi e também deu aulas para os alunos da escola.

Apesar de Londrina ser a maior cidade que já visitou no Brasil, Elio afirma que os problemas são os mesmos: não existem muitos professores e, por isso, muitos jovens músicos vão para São Paulo ou Curitiba para estudar. “Mas nem todos podem, porque é caro", diz. “Toda vez que vou para a China, preciso pagar pelo visto. Esse é um grande problema. Em todo lugar vemos a mesma humanidade, em todos os lugares as pessoas querem ser felizes, todos querem comer e a música é a melhor maneira de explicar aos governos que precisamos parar com as guerras, as divisões, a tensão. É um problema político, mas como músico eu consigo enxergá-lo.”

* Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2

Didática: A arte de transmitir conhecimentos, ensinar

Vivaldi: Antonio Lucio Vivaldi foi um compositor italiano. Compôs 770 obras, 477 concertos e 46 óperas

* Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2