.
. | Foto: Reprodução

Os coelhinhos não são apenas personagens fofinhos que aparecem uma vez por ano para entregarem ovos de chocolate para crianças. Os coelhinhos também são personagens em centenas de histórias infantis.

Uma das histórias mais antigas protagonizadas por um coelhinho, “Pedro, o Coelho”, foi criada pela escritora Beatrix Potter (1866 – 1946) mais de 120 anos atrás. Foi escrita em 1893 publicada em 1902.

A história original, muito diferente das adaptações para filmes e desenhos animados, narra as aventuras, como também as desventuras, de Pedro, um filhote de coelho.

Para cuidar de seus afazeres domésticos, Mamãe Coelho deixa seus filhotes, Pedro, Flocos, Flux e Rabo de Algodão, brincarem livremente pelos campos. Mas todo dia repete uma conduta importante: eles nunca devem entrar na horta do Sr. McGregor. O motivo é determinante: o pai deles, quando entrou na horta, foi capturado e virou cozido de coelho.

Por ser o mais ousado e travesso dos irmãos, Pedro desobedece a ordem materna. Um dia acaba entrando na horta deslumbrado entre cenouras, repolhos e alfaces. E dá de cara com o Sr. McGregor, que não quer coelho em sua horta, quer coelho em sua panela. Pedro enfrenta o maior dos perigos, mas consegue fugir desesperado e cair nos aconchegantes braços da mãe.

A história criada por Beatrix Potter, além de um caráter lúdico, possui um caráter moral sobre perigo e sobrevivência. Assim como Chapeuzinho Vermelho, outra personagem do universo infantil, não respeita os perigos apontados pela mãe, Pedro também não dá atenção aos perigos indicados por sua mãe.

A editora Companhia das Letrinhas publicou uma nova edição de “As Aventuras de Pedro, o Coelho”, volume que reúne quatro narrativas protagonizadas por coelhinhos: “A História de Pedro, o Coelho”, “A História do Coelhinho Benjamin”, “A História dos Coelhinhos Flocos” e “A História do Sr. Tod”.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“As Aventuras de Pedro, o Coelho”

Autora – Beatrix Potter

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Eduardo Bueno

Páginas – 96 (capa dura)

Quanto – R$ 57,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1