Crítica e humor nas charges infantis
Concurso de Charges do Programa Folha Cidadania teve recorde de participantes; vencedores são de Assaí, Cambé, Jataizinho e Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de julho de 2019
Concurso de Charges do Programa Folha Cidadania teve recorde de participantes; vencedores são de Assaí, Cambé, Jataizinho e Londrina
Marian Trigueiros - Grupo Folha 
O 5º Concurso de Charges da Folha de Londrina, concurso cultural que faz parte do Programa Folha Cidadania, premiou na última quinta-feira (27), no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), os quatro vencedores desta edição, um de cada município participante do programa. Sob o tema “Rede Social x Saúde... E agora?”, mais uma vez, o concurso bateu recorde de inscrições de anos anteriores, com um total de 914 charges inscritas de alunos do quinto ano de escolas de Assaí, Cambé, Jataizinho e Londrina. Em 2018, foram 773 charges participantes.
O aumento de inscritos a cada ano representa, para a equipe de coordenação do programa, o interesse dos alunos e professores neste gênero textual, já que o objetivo do concurso é estimular a criatividade, o pensamento crítico, senso de humor e talento artístico das crianças por meio das charges. A cada edição, a qualidade dos desenhos também é notória, visto que os traços atendem cada vez mais os critérios de avaliação como desenvolvimento do tema, impacto visual, além de itens como cores, formatos e estilos.

Nesta 5º edição, a comissão julgadora foi formada por profissionais com ampla e longa atuação na área de design gráfico, composta por Érico Belem, designer gráfico, professor no curso de graduação em Publicidade na Faculdade Pitágoras e no curso de pós-graduação no departamento de Design da UEL (Universidade Estadual de Londrina); Paula Napo, designer gráfico e professora dos cursos de Design Gráfico da UEL e Unifil; e Willian Santiago Barros, designer gráfico formado pela UEL.
OS VENCEDORES
O primeiro lugar ficou com Thayná dos Santos Carias, da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, de Londrina, que demonstrou conhecimento do conceito de charge e do tema. “Fiquei curiosa para saber mais sobre o assunto. No meu desenho, só pensei em mostrar como as pessoas estão muito dependentes da tecnologia, principalmente do celular, se tornando espécie de zumbis”, disse. A professora Angela Guerra não escondeu o entusiasmo com a vitória da aluna e atribuiu o resultado ao trabalho feito com o jornal em sala de aula. “Fizemos várias tentativas antes da definição do tema do concurso, porque não é fácil produzir uma charge”, pontuou.
Já o segundo lugar ficou com João Pedro da Silva, da Escola Municipal Princesa Isabel, de Jataizinho, que disse ter ouvido pela primeira em sala de aula o que era uma charge e, então, desenvolveu seu trabalho. “Quis passar um alerta à população sobre os excessos do uso da tecnologia.” A coordenadora pedagógica Carmen Sobreira, que representava a professora Naime Cavalcanti Pereira, comentou que o concurso já faz parte do calendário da escola e os alunos aprendem o conteúdo tendo o jornal como ferramenta. “O acesso à informação pelo jornal fazem que eles se tornem multiplicadores para a família.”
Miguel Silva Sanches, da Escola Municipal Pedro Tkotz, de Cambé, que ficou em quarto lugar, comentou que a charge é uma forma de passar informação por meio de um desenho. “Então, eu quis mostrar que as pessoas se mostram felizes nas redes sociais, mas na verdade não estão, é tudo uma ilusão.” A professora Cybelle de Almeida Gaino dos Santos trabalhou com o tema levando charges aos alunos e mostrando vários formatos. “Mesmo sendo um gênero difícil, tentei aproximar ao máximo da realidade deles. Pelos desenhos, deu para ver que compreenderam o significado e usaram a criatividade.”
O quarto lugar ficou com o aluno Ailton Michel de Paula, da Escola Municipal Rotary Club, de Assaí que contou ter afinidade com desenhos. “Mas a charge é um desenho diferente, que precisa ter uma informação. Fiz uma pessoa andando distraída no celular que quase é atropelada por um carro.” A professora Ana Cristina Ferreira, que teve alunos premiados em anos anteriores, comemorou mais essa vitória. “Desde que começamos a trabalhar este gênero textual, os alunos melhoraram muito outros tipos de produção de texto”, contou.

FOLHA CIDADANIA
Realizado desde 1993, o Programa Folha Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo Folha de Comunicação, atualmente está sendo realizado em 137 escolas de 4 cidades (Londrina, Assaí, Cambé e Jataizinho) atendendo diretamente 6.684 alunos e 278 professores e, indiretamente, mais de 47 mil alunos.
Em 2019, o programa conta com o patrocínio do Sicredi, e apoios da Prefeituras dos municípios de Assaí, Cambé e Jataizinho, além de Transportes Coletivos Grande Londrina, Jabuti Lazer e Conhecimento, Sesc Fecomércio – PR e Embrapa Soja. O 5º Concurso de Charges teve como apoiadores a Loja Ciranda – Música, Literatura e Brinquedos; Presence Semi Jóias.
5º CONCURSO DE CHARGES
1º lugar


2º lugar


3º lugar


4º lugar




