A expectativa de vida do brasileiro aumentou em três meses e quatro dias entre 2017 e 2018, chegando a 76,3 anos. Os catarinenses são a população com maior esperança de vida do País, com 79,7 anos, e os maranhenses, os que têm a menor longevidade: 71,1 anos. O Paraná está na sétima colocação entre todas as unidades da federação, com uma estimativa de vida de 77,7 anos. Os números estão na Tábua Completa de Mortalidade Brasil – 2018, divulgada pelo IBGE.

Imagem ilustrativa da imagem Cresce expectativa de vida do brasileiro
| Foto: Ricardo Chicarelli/23-12-2018

A esperança de vida dos brasileiros vem aumentando gradativamente desde 1940. Um brasileiro nascido naquele ano tinha uma estimativa de chegar aos 45,5 anos. Em quase oito décadas, a estimativa cresceu em 30,8 anos.

“Esse comportamento é esperado pelo mundo todo. Todos os países, até os que não se desenvolveram, ganham um pouquinho a cada ano. Há países com expectativa em torno dos 50 anos e outros, próximos dos 80 anos, mas em todos eles há sempre ligeiros avanços. A tendência é ganhar um ano na estimativa a cada quatro ou cinco anos”, avaliou o pesquisador da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Márcio Minamiguchi.

Esses avanços graduais estão relacionados à evolução da medicina e ao acesso mais amplo das tecnologias disponíveis na área da saúde, mas para o médico geriatra Marcos Cabrera, mais do que comemorar o acréscimo de anos aos dados estatísticos, os números do IBGE propõem à sociedade uma reflexão sobre as formas de se garantir maior qualidade de vida.

“Quando a gente olha só para a expectativa de vida, fica com a ideia de que estamos melhorando. A expectativa é um fator de saúde importante, mas não temos garantia de que estamos acrescentando qualidade a esse tempo”, destacou.

IBGE : Instituto responsável por organizar censos e fornecer informações para órgãos do governo e para o público em geral

Geriatra: Médico especializado no cuidado de pessoas idosas

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem Cresce expectativa de vida do brasileiro