Trajetórias inspiradoras rendem boas histórias. A sétima arte é um exemplo de como os professores formam uma lista em que figuram como personagem principal. Há filmes vistos por diferentes gerações que seguem entre os recomendados - mesmo em tempos em que as perspectivas da profissão passam por transformações.

Atualizada no que diz respeito aos conteúdos, a professora londrinense Viviane Chiamulera também se destaca pelo repertório cultural, sobretudo o cinema - hábito que começou na infância. "O primeiro filme que assisti foi 'E.T.' Eu estava com meu pai e eu tinha cinco anos de idade. Gosto de filmes de ação histórias verdadeiras". Ela conta que só saber que o filme é baseado em fatos reais, anima-se.

Para a professora Viviane Chiamulera,  que adora cinema, filmes aproximam professores e alunos
Para a professora Viviane Chiamulera, que adora cinema, filmes aproximam professores e alunos | Foto: Arquivo pessoal

Os filmes relacionados à área educacional também estão na lista dos preferidos de Chiamulera. Um exemplo é 'Como Estrelas no Céu' e a professora considera que contribuiu para sua relação com os alunos. "Percebemos como as pessoas diferentes se sobressaem, basta olharmos para elas com mais atenção", diz.

O filme 'Escritores da Liberdade', também é referência. "A professora entra em sala onde os alunos não querem aprender. Ela tenta modificar o caos social onde os alunos vivem - um universo em que reinam as drogas e a prostituição e desperta neles o interesse pela leitura e pela literatura", relata.

FILMES INESQUECÍVEIS

Baseadas em histórias reais ou não, convencem e prendem. O professor de geografia e programador de cinema, André Oliveira, cita três filmes que tratam do assunto de forma direta: "Mudança de Hábito" (1992) e "Mudança de Hábito 2" (1993), "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989) e "A Felicidade das Pequenas Coisas" (2020).

André Oliveira, professor de Geografia e programador de cinema: "Mesmo um filme comercial/blockbuster pode se tornar uma importante ferramenta pedagógica"
André Oliveira, professor de Geografia e programador de cinema: "Mesmo um filme comercial/blockbuster pode se tornar uma importante ferramenta pedagógica" | Foto: Gustavo Carneiro

Este último, do ponto de vista de Oliveira, traz aspectos com os quais as pessoas podem se identificar. "Um filme asiático que conta a história de um jovem professor que é transferido contra a vontade para um vilarejo remoto no Himalaia. A sala de aula da comunidade é precária e os moradores enxergam no professor uma autoridade. Aos poucos, o jovem se envolve com a comunidade e desenvolve uma paixão por alfabetizar as crianças daquele lugar tão distante", conta.

O professor não considera que haja um número expressivo de filmes que tratem diretamente do tema educação/professor. "Talvez pelo fato de que abordar diretamente um tema que leve a determinado debate pode não ser comercialmente viável. No entanto, a linguagem cinematográfica é muito rica, e quando explorada de maneira adequada, mesmo um filme comercial/blockbuster pode se tornar uma importante ferramenta pedagógica", pensa.

No contexto atual, Oliveira entende que há muitos estímulos externos, muitos dos quais associados a novas tecnologias, redes sociais, etc. "Diante disso, despertar o envolvimento dos estudantes nas aulas é cada vez mais desafiador no dia a dia da profissão. Uma das minhas preocupações ao preparar as atividades pedagógicas, é, sempre que possível, mostrar aplicações práticas para o conteúdo trabalhado", pensa.

Ele observa que o estudante atual chega à escola com muitos conhecimentos prévios e, diante disso, acredita que cabe ao educador mediar o processo de aprendizagem, buscando inserir o repertório dos educandos ao conteúdo, criando proximidade entre a realidade vivenciada no cotidiano e a teoria apresentada no material didático. "Essa tarefa é bastante desafiadora, mas quando o objetivo é alcançado, mesmo que por uma pequena parte da turma, é muito gratificante".

Uma série cinematográfica que recomenda por gostar muito e por mostrar claramente alguns desafios de uma sala de aula é “Mudança de Hábito” (1 e 2 ), com a comediante Whoopi Goldberg. "Os filmes produzidos no início da década de 90, ilustram como o estabelecimento de vínculos entre professores e alunos contribuem para o processo de formação de ambos", afirma.

DAS LOCADORAS À SESSÃO DA TARDE

Já na cabeça do professor da rede municipal e psicólogo Wagner Almirão passa um verdadeiro filme, pois desde muito menino sempre gostou de cinema. "Passava a tarde na frente da TV assistindo Sessão da Tarde e na época das locadoras, toda semana eu alugava pelo menos dois títulos e também reunia amigos.

Wagner Almirão, professor e psicólogo: 'Matilda'. é um exemplo sobre o papel do professor de acolher, despertar e fazer o aluno brilhar"
Wagner Almirão, professor e psicólogo: 'Matilda'. é um exemplo sobre o papel do professor de acolher, despertar e fazer o aluno brilhar" | Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O gosto segue até os dias atuais em formatos diferentes, sem perder o sentido do entretenimento. "Temos acesso mais facilitado devido à Internet, mas não dispenso uma sessão de cinema, não". Como professor de Educação infantil, cita 'Matilda'. "Pois ali fica claro o papel do professor ao acolher a criança do jeito que ela é e, em seguida, despertar seu potencial e deixá-la brilhar. O clássico 'Sociedade dos Poetas Mortos está entre os preferidos de Almirão.

Para o educador, o filme é uma oportunidade de abrir a janela do mundo e mostrar aos alunos experiências e culturas. "Os quais que ele não tem contato no seu dia a dia. Assim, são formas de ampliar o repertório cultural dos alunos, bem abrir o diálogo, pois sabendo o que chama a atenção deles, fica mais fácil de chegar até o coração deles", pensa.

CONFIRA ALGUNS FILMES VOLTADOS À EDUCAÇÃO

- Ao Mestre Com Carinho (1967)

- Meu Mestre, Minha Vida (1989)

- Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

- Madadayo (1993)

- Mentes Perigosas (1995)

- Gênio Indomável (1997)

- Anna e o Rei (1999)

- Nenhum a Menos (1999)

- Encontrando Forrester (2000)

- Uma Mente Brilhante (2001)

- O Clube do Imperador (2002)

- Ser e Ter (2002)

- Escola de Rock (2003)

- O Sorriso de Mona Lisa – 2003

- Half Nelson Encurralados (2006)

- Pro Dia Nascer Feliz (2006)

- Escritores da Liberdade (2007)

- Maria Montessori – Uma Vida Dedicada as Crianças (2007)

- A Onda (2008)

- Entre os Muros da Escola (2008)

- Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

- Larry Crowne – O Amor Está de Volta (2011)

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.