Depois de três anos o Campeonato Paranaense terá uma nova fórmula de disputa em 2020. Representantes dos 12 clubes que vão disputar a competição e da FPF (Federação Paranaense de Futebol) se reuniram na sexta-feira (18), em Curitiba, para definir os detalhes do campeonato. O Estadual do ano que vem terá início no dia 18 de janeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Campeonato Paranaense volta a ter mata-mata em 2020
| Foto: Julia Abdul-Hak/Federação Paranaense de Futebol

Os clubes aprovaram a disputa em turno único com os oito melhores se classificando para as quartas de final. As equipes farão 11 jogos na primeira fase e os seis melhores colocados do Paranaense deste ano – Athletico, Toledo, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná – jogarão seis partidas em casa, enquanto que FC Cascavel, Rio Branco, Cascavel CR, Cianorte, União e PSTC, farão cinco jogos como mandante.

Ao final da primeira fase, os dois piores colocados serão rebaixados para a Divisão de Acesso. A partir da segunda fase as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta até a decisão. Nas quartas de final a ordem dos confrontos irá respeitar a seguinte ordem: 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º.

O término do campeonato está previsto para o dia 26 de abril. Com isso, o Paranaense será disputado em 17 datas, uma a mais do que a CBF havia estipulado no seu calendário para os Estaduais.

Ficou definido ainda que as três vagas do Paraná na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 serão conhecidas através do Estadual. Com isso, a Copa FPF sub-23 não será mais realizada a partir do ano que vem. Até nesta temporada, dois representantes saiam do Paranaense e a outra vaga ficava com o campeão da Copa FPF.

Divisão de Acesso: Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, onde está o segundo escalão dos times de futebol do Estado

Fórmula de disputa: Sistema como as equipes são distribuídas dentro de um campeonato e como elas jogarão entre si até se chegar ao campeão