O Brasil se despediu da Rainha do Rock nacional no último dia 8. Vítima de câncer de pulmão, a cantora Rita Lee morreu em São Paulo aos 75 anos após travar uma luta contra a doença diagnosticada em maio de 2021. Rita deixa o companheiro Roberto de Carvalho e três filhos: Beto, João e Antônio. Ela era corintiana e fez um show histórico com jogadores da Democracia Corintiana, como Sócrates e Casagrande. Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Ainda na infância estudou piano clássico e, aos 16 anos, integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers.Em 1966, Rita e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Baptista formaram Os Mutantes, banda de rock psicodélico que participou do Tropicalismo. Em 1973, formou com Lúcia Turnbull As Cilibrinas do Éden. Em 1974, lançou “Atrás do Porto Tem uma Cidade”, o primeiro disco com o grupo Tutti Frutti, que a acompanhou em mais quatro álbuns. A partir de 1979, passou a produzir seus discos em parceria com o marido Roberto de Carvalho. A parceria com o guitarrista e produtor rendeu clássicos como “Mania de Você”, “Doce Vampiro”, “Baila Comigo”, “Caso Sério”, “Flagra”, “Saúde”, “Nem Luxo Nem Lixo” e “Amor e Sexo”.

===


1- Democracia Corintiana: Movimento no futebol brasileiro no qual os jogadores ganharam o direito de escolher, por voto, coisas como horário dos treinos e detalhes da concentração, decisões que tradicionalmente são tomadas por diretoria e comissão técnica.

2- Tropicalismo: movimento de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Participantes: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat