Arte e esporte integram ensino na rede municipal
Programa Vencer leva projetos culturais e esportivos a 10 mil estudantes de escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs) de Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Programa Vencer leva projetos culturais e esportivos a 10 mil estudantes de escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs) de Londrina
Walkiria Vieira

Profissionais da educação são incansáveis quanto ao aprimoramento e formação de alunos. Buscar ferramentas e meios para alcançar o êxito são ações que integram o planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME).
Lançado em 2024, o Programa Vencer leva a 10 mil estudantes de escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs) projetos esportivos e culturais - ao todo são 19 modalidades oferecidas para toda a comunidade escolar.
10 MIL ALUNOS MOTIVADOS
Coordenador do Programa Vencer, Alexandre Segantin valoriza a oportunidade de acesso às atividades. Aulas de música, de teatro e todas as modalidades esportivas representam um ganho relevante para a formação dos estudantes.
"Muitos alunos da nossa rede não têm condição de acesso e isso de fato é uma oportunidade para a criança poder seguir carreira. A partir dessas aulas, podemos ter grandes artistas na música ou preparados para o teatro e ainda despertar talentos no esporte nas 12 modalidades ofertadas", reflete.
Atualmente, o Programa Vencer está presente em todas as unidades escolares, ofertando projetos esportivos e culturais que contribuem diretamente para o desenvolvimento pedagógico, cognitivo e motor dos alunos da rede municipal. Em 2025, as aulas de teatro serão nas seguintes escolas: E.M. Eurides Cunha, E.M. Nara Manela, E.M. Ruth Lemos, E.M. Carlos da Costa Branco, E.M. Anita Garibaldi E.M. Francisco Aquino de Toledo.
Com 100% de aceitação e adesão, educadores renovam o entendimento sobre o aproveitamento do programa no desenvolvimento social, psicológico, emocional dos estudantes.
PROTAGONISMO NA REDE
Na segunda-feira (24), foi realizado o lançamento oficial das atividades, que são oferecidas de segunda a sexta-feira, no período de contraturno escolar. As modalidades contempladas são: judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.
Na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, localizada no Distrito de São Luiz, os alunos do 3º ao 5º ano apresentaram uma dramatização do hino de Londrina. Caracterizados como imigrantes, expressaram a relevância daqueles que aqui chegaram, 90 anos atrás, para a formação de Londrina.
De acordo com a diretora da unidade, Olga Maria Rocha Ribeiro, ao tomar conhecimento do hino e seus versos, os alunos também compreendem mais sobre a constituição da cidade. "A importância da zona rural, da zona urbana, a referência da cafeicultura e a construção da própria identidade", expõe.
A coordenadora pedagógica da unidade é Solange de Souza Sabia. Em uma prática como essa, estão presentes disciplinas como geografia, história, língua portuguesa e artes.

DESPERTAR TALENTOS
O hino de Londrina tem música do maestro Andrea Nuzzi e a letra é de Francisco Pereira Almeida Jr. Ambos dão nomes a escolas do município e uma das estrofes é assim: "Londrina! Cidade de braços abertos/A todos os fllhos do nosso Brasil! E a todos aqueles de Pátrias distantes, / Que aqui, confiantes / Sob um pálio anil, / Seu lar construíram e aos filhos se uniram, /E aos filhos se uniram do nosso Brasil! Londrina!"
A coordenadora das aulas de teatro é Vanessa Braga. Ela integra a Associação Londrinense de Circo e enaltece o trabalho desenvolvido pelo professor Matheus Augusto Mendes junto aos alunos e explica que há um planejamento e estudo para que a prática abranja as singularidades de cada criança.
"Para além da idade, é preciso pensar de antemão uma maneira de criar um ambiente de igualdade e democrático onde todos se sintam bem e representados".
Assim, criado esse espaço receptivo, dentro das aulas de teatro, entram em cena os jogos teatrais e brincadeiras. "Resgatamos dos mais velhos o lado criança, escondido pelo início da pré-adolescência - e possibilitamos aos menores desenvolverem ou aprimorar habilidades que ainda são novas a muitos deles", dá detalhes.
Braga ressalta que é essencial criar uma aula dinâmica, interessante e lúdica, que possa proporcionar para cada aluno e aluna, de diferentes idades, desafios, desejos e a exploração de novas maneiras de ler o mundo. "A possibilidade de trabalhar os jogos dentro do teatro e de criar um ambiente divertido nas escolas, mostra para toda comunidade escolar que o brincar, o jogar, as rodas são importantes dentro do aprendizado das crianças. Em resumo, ainda são todos e todas crianças, apesar das diferentes idades, só é preciso resgatar isso e criar um ambiente seguro para se expressar, depois disso, o trabalho flui muito bem entre as crianças", complementa.

FORMAÇÃO INTEGRAL
O ensino do teatro vai muito além das disciplinas estudadas em sala de aula. Ele possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais dos alunos. E mais, gera estímulo ao autoconhecimento, aumento da autoestima, interesse pela leitura, senso de comprometimento e consciência corporal, por exemplo.
Sobre a interação entre alunos não há dúvidas de que o teatro sempre é resultado de um trabalho em grupo. Além dos atores, existem os roteiristas, os figurinistas, os cenógrafos e muitos outros profissionais. Nas aulas de teatro na escola, os alunos podem interagir entre si e formar novos laços de amizade.
O interesse pela leitura é também um fator positivo, pois nessa arte, conhecer e contar histórias é fundamental. Assim, os alunos passam a ter mais vontade de descobrir novas narrativas.
Por fim, vale citar como o senso de comprometimento é cultivado pela prática, pois é preciso cumprir horários, participar dos ensaios e trabalhar em equipe na preparação e nas apresentações. Essas características ajudam os alunos a desenvolverem responsabilidade, já que compreendem a necessidade de cumprir com suas obrigações para o bom desempenho seu e dos colegas.
PLANO E AÇÃO
Antes mesmo do início do ano letivo, cerca de 150 professores da rede municipal, que atuam no Programa Vencer, passaram por formação continuada no Complexo Educa.
Vale enfatizar que por meio do Programa Vencer, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), são realizados diversos projetos esportivos e culturais nas escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs), em parceria com organizações da sociedade civil (OSCs).
A formação foi ministrada pelo professor responsável pelo Programa Vencer, Alexandre Segantin; pela gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande; e pelo gerente de Gestão Financeira das unidades escolares, Edwylson Marinheiro.
O curso visa o aprimoramento e ampliação do conhecimento dos educadores, a fim de promover um melhor o atendimento aos 10 mil alunos que são atendidos pelo Programa Vencer, desde da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, com idade entre 3 e 11 anos.

