Apoena é uma palavra de origem indígena, em tupi-guarani significa “aquele que enxerga longe”. Assim podemos definir o perfil dos alunos de escolas municipais que participam desta edição da Folha Cidadania para falar sobre suas expectativas sobre a gestão das prefeituras, a educação e também das escolas onde passam grande parte de suas vidas. O civismo, a democracia e a consciência sobre as necessidades do País estão presentes nos alunos que têm muito a acrescentar. Eles possuem a visão do todo, pensam no outro e reconhecem também a importância da inclusão na educação.

Às vésperas das eleições municipais e cientes de que a gestão da escola em que estudam passa por uma autoridade que recebe pelo voto o aval da população, no caso o prefeito, estudantes da Educação Infantil ao último ano do Ensino Fundamental I expuseram seus anseios e também pontuaram o que funciona bem no lugar em que consideram praticamente uma segunda casa, dado o afeto que possuem pela escola. Também deram sugestões para que a comunidade e a administração pública fortaleçam o relacionamento, dialoguem mais e façam as coisas aconteceram no tempo necessário.

Um jardim de flores, um parquinho para as crianças menores, o conserto do portão e a adoção de lâmpadas de longa duração estão na lista de desejos dos alunos que, inseridos no cotidiano, não deixam de ver as qualidades que já existem e também permitem que o olhar alcance o que pode transformar a realidade de todos. O reconhecimento dos esforços dos prefeitos, diretores, coordenadores e professores está na fala dos estudantes. Em depoimentos, eles dão provas de otimismo e de que estão dispostos a serem protagonistas do processo de mudança e valorização das conquistas.

Bianca Costa Batista, 9 anos, 4º ano: "Precisamos de  ventilador e mais salas para que a gente não precise mudar de escola"
Bianca Costa Batista, 9 anos, 4º ano: "Precisamos de ventilador e mais salas para que a gente não precise mudar de escola" | Foto: Walkiria Vieira

Bianca Costa Batista, 9 anos, 4º ano da Escola Princesa Isabel (Jataizinho): "Eu gosto muito da minha escola, é tudo organizado na sala de aula e a escola é limpa. Eu sei que um prefeito deve ter muitas tarefas, como cuidar do asfalto das ruas mas eu gostaria que a nossa escola tivesse mais salas porque com mais salas, quem termina o quinto ano não ia precisar ir embora para outra escola. Daqui a pouco a Manu e o Alan, que são meus amigos e moram aqui perto, vão ter que sair da nossa escola e ir para outra. Vai ser ruim para a gente que gosta deles e também porque vão ter que procurar uma escola longe da casa deles. Além de mais salinhas, a escola poderia oferecer aula de natação."

Ana Clara Silva Almirão, 11 anos: "Poderia ter aulas de inglês, informática e esportes"
Ana Clara Silva Almirão, 11 anos: "Poderia ter aulas de inglês, informática e esportes" | Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Ana Clara Silva Almirão, 11 anos, 5º ano da Escola Francisco Pereira de Almeida Júnior (Londrina): Um prefeito assume muitas responsabilidades. Precisa cuidar de uma cidade enorme e garantir que todas as áreas funcionem bem: saúde, escolas, praças e ruas, tudo precisa estar certo. Mas pelo que conheço, a maioria das escolas municipais é parecida com a minha e algo que faria diferença - e que tem nas escolas particulares - é o ar condicionado, um projetor e coisas do tipo. Poderia ter aula de inglês em todas as escolas e aulas extras como música e informática, desenho e outros esportes. Também faria diferença em nossa rotina ter um armário para cada aluno guardar o material. A minha sala é muito pequena e quente. Deveria ter mais ventiladores ou ar condicionado e as janelas tinham que ser maiores. No fundo, a minha escola precisa de uma reforma com pintura e novas carteiras."

Emanuelly Costa Batista, 12 anos, 5º ano : "Escola precisa de ar condicionado nas salas e lâmpadas duráveis"
Emanuelly Costa Batista, 12 anos, 5º ano : "Escola precisa de ar condicionado nas salas e lâmpadas duráveis" | Foto: Walkiria Vieira

Emanuelly Costa Batista, 12 anos, 5º ano da Escola Princesa Isabel (Jataizinho) : "Pensar no próximo é importante. E para deixar a escola mais agradável, é importante ter um parquinho para as crianças menores, esta seria uma das benfeitorias. Se tivesse oportunidade, convidaria o prefeito para conhecer a escola Princesa Isabel. Mostraria tudo o que amamos aqui, mas também apresentaria as necessidades como ter ar condicionado nas salas de aula. Hoje só os containers possuem o equipamento. As crianças voltam do pátio muito suadas e com um ambiente climatizado na sala de aula renderia mais."

Sarah Oliveira Cogo: "Parquinho e um jardim bem florido deixariam a Escola Francisco Pereira de Almeida Júnior mais bonita"
Sarah Oliveira Cogo: "Parquinho e um jardim bem florido deixariam a Escola Francisco Pereira de Almeida Júnior mais bonita" | Foto: Walkiria Vieira

Sarah Oliveira Cogo, 4 anos, Pré 4 da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Júnior (Londrina) : "Perto da minha casa tem um jardim, onde gosto muito de ir com a mãe e o pai. O jardim foi feito por um casal e agora esse jardim tem muitas flores e se chama Praça Conceição. Eu gostaria que o prefeito conhecesse esse jardim, as flores são muito bonitas e na nossa escola poderia ter um também. Eu amo a minha escola, os meus amigos, a minha professora, o lanche, a aulinha no caderninho e também o sobe-desce no gramado, mas as flores iam deixar a escola mais bonita.. E também um parquinho para a gente brincar dentro da escola."

Mirella Mendes Jesuíno, 10 anos: "Faltam brinquedos para os menores ou um parquinho pelo menos"
Mirella Mendes Jesuíno, 10 anos: "Faltam brinquedos para os menores ou um parquinho pelo menos" | Foto: Walkiria Vieira

Mirella Mendes Jesuino, 10 anos, 5º ano da Escola Municipal Princesa Isabel (Jataizinho): "Eu gosto muito da nossa quadra, das salas de aula, da cantina e do pátio. Mas se pudesse fazer um pedido ao prefeito, gostaria também que tivesse uma parque ou brinquedos para os alunos menores porque ficam limitados a correr no pátio. Eu imagino que o prefeito tenha bastante coisa para pensar, resolver, mas eu não sentiria vergonha se ele viesse aqui e mostraria para ele as coisas boas e as que podem ficar melhores".

Miguel Gomes Baldin, 9 anos, 3º ano: "Precisa arrumar o portão da entrada dos professores"
Miguel Gomes Baldin, 9 anos, 3º ano: "Precisa arrumar o portão da entrada dos professores" | Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Miguel Gomes Baldin, 9 anos, 3º ano da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Júnior (Londrina): " "O prefeito precisa colocar nos planos a construção de mais escolas e mais creches. Eu acredito que ser prefeito não deve ser nada fácil, mas essa é uma realidade. O pátio da nossa escola precisa de melhorias, o portão da entrada dos professores tem que ser consertado e dentro da escola poderia ter uma parque infantil. Torço muito para que em breve isso se torne realidade, será positivo para todos da escola."

Lucas Lima da Cruz, 11 anos, é vereador- mirim e contra o bullyng: "Trabalhar a saúde mental dos alunos também é importante"
Lucas Lima da Cruz, 11 anos, é vereador- mirim e contra o bullyng: "Trabalhar a saúde mental dos alunos também é importante" | Foto: Walkiria Vieira

Lucas Lima da Cruz,11 anos, 5º ano da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico (Londrina). Eleito vereador-mirim por meio de um processo eleitoral que incluiu voto eletrônico em sua escola, o estudante já comemora uma conquista para a comunidade escolar e seu entorno: um semáforo que permite a travessia segura. O projeto vereador- mirim foi implantado em sua escola com o objetivo de aproximar as crianças da comunidade e permitir que entendessem como funciona uma gestão administrativa pública, bem como a possibilidade de unir a comunidade para se chegar ao êxito. As crianças participaram de sessões da Câmara de Vereadores, participaram de discussões e apresentaram propostas. Uma outra proposta de Lucas leva em conta benfeitorias na praça do entorno da escola. Mas em razão da pandemia, segue no aguardo. "O prefeito também precisa pensar na saúde mental e física dos alunos para que aprendam melhor. Campanhas para prevenir o bullyng funcionam e temos um projeto de frases motivacionais nos banheiros", conta.