O comprometimento de professores e gestores é uma realidade na rede municipal de ensino em Londrina. A interdisciplinaridade, por sua vez, os mantêm mais integrados nesse processo de educação dinâmico e produtivo. Atividade recente é exemplo bem sucedido, quando alunos da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero, na zona norte, trocaram cartas com alunos da Escola Básica Alto da Bandeira de Guimarães, cidade-irmã de Londrina, localizada no Distrito de Braga, ao norte de Portugal. Na semana passada, além de receberem e lerem as cartas em sala de aula, também foi realizada uma videochamada entre as duas turmas.

A proposta da ação é aproximar as cidades por meio da Secretaria Municipal de Governo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, conta que os alunos ficaram muito contentes com a oportunidade. "O mais bonito dessa ação foi a possibilidade de escrever e receber cartinhas, conhecer um pouco sobre as cidades de Londrina e Guimarães, através dos olhinhos dos outros."

Liz Paduletto Rodrigues, responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina: "Decidimos fazer uma ação que conectasse as crianças daqui com as de Portugal, uma vez que o idioma não é uma barreira”
Liz Paduletto Rodrigues, responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina: "Decidimos fazer uma ação que conectasse as crianças daqui com as de Portugal, uma vez que o idioma não é uma barreira” | Foto: Vivian Honorato/ NCom

Rodrigues explica que além da aproximação na área cultural e econômica, há mais planos: "Pensamos em desenvolver ações ligadas à Educação. Por isso, decidimos fazer uma ação que conectasse as crianças de Londrina com as de Portugal, uma vez que o idioma não é uma barreira”, pensa. "E depois dessa troca de cartas, eles estavam ansiosos pela videochamada para ver e conversar, mesmo sendo o mesmo idioma, saber que cada um está num lado do mundo, falando português com sotaque diferente, trocando experiências, isso é muito valioso para eles", alegra-se.

As 47 cartas enviadas em 2022 foram respondidas pelos estudantes de Portugal. A diretora da unidade, Cintia Alves Silva Martins, explica que por meio dessa atividade, a interdisciplinaridade foi uma constante: "Ensinamos desde o preenchimento do envelope e o processo de entrega via Correios. Abordamos o gênero textual, pois esse é um texto diferente do coloquial e foram praticadas as regras da escrita, que é diferente do jeito que falamos", destaca. As disciplinas de História, Geografia e Matemática também foram exercitadas. "A localização dos dois países, o fuso horário, a distância em quilômetros e o sistema de medidas", enumera.

Para o secretário de Governo, João Luiz Martins Esteves, a ação faz parte de uma nova etapa de parcerias com as cidades-irmãs. “Ela visa a integração das pessoas, principalmente, neste caso das crianças, além também de outras ações muito importantes na área da integração econômica”, afirmou. “Guimarães tem sido uma das cidades-irmãs parceiras, uma das mais tradicionais que Londrina tem e estamos cada vez mais aprofundando laços e relações concretas entre a Prefeitura de Londrina e da cidade portuguesa”, completou.

A diretora lembra que o café é ainda uma referência sobre Londrina. "E as crianças se sentiram bem ao apresentar a cidade ". A experiência despertou a curiosidade dos alunos. "Aprenderam que o que eles chamam de casa de banho é o que para nós é banheiro. Video jogos é nosso videogame. São detalhes que podem parecer simples, mas representam grandes descobertas", observa a diretora. Outra atividade praticada dentro da proposta da correspondência foi a oratória, pois os alunos puderam ler em voz alta as cartas recebidas e dividir as informações sobre a rotinas dos estudantes lusitanos com toda a turma.

FOSTE TU, PEDRO?


Pedro Álvares Cabral foi um navegador e explorador português responsável por encontrar, em 1500, as terras pertencentes ao Brasil. Já a Pero Vaz de Caminha, o escrivão português, coube a tarefa de descrever as primeiras impressões dos portugueses, desde que avistaram nossa exuberância. "E estando Afonso Lopes, nosso piloto, em um daqueles navios pequenos, por mandado do Capitão, por ser homem vivo e destro para isso, meteu-se logo no esquife a sondar o porto dentro; e tomou dois daqueles homens da terra, mancebos e de bons corpos, que estavam numa almadia. Um deles trazia um arco e seis ou sete setas: e na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas de nada lhes serviram. Trouxe-os logo, já de noite, ao Capitão. em cuja nau foram recebidos com muito prazer e festa", trecho da carta de Perro Vaz de Caminha.

Uma turma inteira da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero, da zona norte de Londrina,  troca correspondências e faz chamadas de vídeo com alunos da cidade de Guimarães, em Portugal
Uma turma inteira da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero, da zona norte de Londrina, troca correspondências e faz chamadas de vídeo com alunos da cidade de Guimarães, em Portugal | Foto: Vivian Honorato/ NCom

Pois as cartas, nesta atividade, são também usadas pela escola para expandir a comunicação entre estudantes. De modo afetuoso, elas chegaram com desenhos de castelos, bandeiras de Brasil e Portugal em destaque, assim como seus nomes dentro de um só coração. Duarte e Gabriel Fonseca responderam à carta da aluna londrinense Daniel de Paula Assis Neto. Motivados, os alunos descreveram suas cidades de modo pessoal. "Gostaríamos de contar um bocado de nossa vida... nossa disciplina favorita é Estudo do Meio. Nossa cidade está repleta de história e uma natureza muito cuidada... Nesta cidade nasceu Portugal e aqui aconteceu muita história... tem muitos monumentos por onde visitar e é por isso que temos muitos turistas", escreveram.

Loriana, ucraniana refugiada em Portugal está em Guimarães desde abril de 1922. Com a letra cursiva arredondada, compartilha que se adaptou. "Já aprendi a ler, escrever e falar português". Relata ainda que mora com a avó, mãe e irmã e gosta muito da escola porque tem amigos, amigas e expõem um carinho especial à sua professora que se chama Ana Maria. "Porque ela é muito linda, é minha amiga, boa e é carinhosa". O desenho da bandeira de sua terra natal ocupa grande parte parte da página. Já Yohana, nove anos, conta que em sua turma em Portugal, são 24 alunos na sala. "Ando no 4º ano, fizemos pesquisas sobre Londrina, no Brasil, e ficamos 'estuplados' com essa cidade e a cultura do café!"

Contam também sobre suas preferências na hora de comer, citando os douradinhos com arroz listados. Os douradinhos, no caso, são filés de peixe empanados, apresentação que conquistou os pequenos de Portugal também, habituados a fazer caretas quando se diz que o prato principal é peixe.

GLOBALIZAÇÃO E INTERCÂMBIO DE CULTURAS

Assinado em 22 de abril de 1987, o Convênio de Amizade e Cooperação entre as cidades de Londrina e Guimarães pode estreitar ainda mais laços por meio de atividades como essa. Em Guimarães, há a Praça Londrina, localizada na Avenida de Londres e sua inauguração contou até com transmissão ao vivo, feita pelo radialista J. Mateus, no ano de 1989.

Em julho de 2022, a Prefeitura de Londrina doou ao município de Guimarães a obra “Espaço e Movimento”, da autoria do escultor Zanzal Mattar, uma escultura em aço, com 1,90m de altura, que pode ser visitada na Praça Londrina. A obra pertencia ao acervo do Museu de Arte de Londrina e a doação teve o objetivo de reforçar os laços de amizade e de cooperação mútuos. Aqui em Londrina, um monumento em homenagem à Guimarães, perto da barragem do Lago Igapó I, ratifica a união.

Graças à tecnologia, os alunos puderam ainda se ver e ouvir por meio da citada chamada de vídeo, realizada pela plataforma Google Meet. Com duração de cerca de 40 minutos, a ação complementa o intercâmbio realizado entre as crianças das duas instituições através de correspondências. Também participaram da videochamada a professora Darclei Martins, que leciona para as duas turmas da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero envolvidas no projeto; a coordenadora pedagógica da unidade, Silvana Franco; e as professoras Carla Cordeiro e Andrea Militão, responsáveis pelos projetos da Secretaria Municipal de Educação.

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