Alunos da rede municipal são premiados em concurso da Expocultura
Desenhos estão expostos no Museu da Sociedade Rural do Paraná durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de abril de 2023
Desenhos estão expostos no Museu da Sociedade Rural do Paraná durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina
Walkiria Vieira
Desenhar é uma forma de expressão artística e, quando a prática é oferecida na formação de alunos, há inúmeras habilidades a serem observadas em relação ao desenvolvimento infantil e aspectos cognitivos como organização do pensamento, coordenação motora, noção espacial, por exemplo.
Diante da proposta de participar de um concurso de desenhos com o tema "A Cidade e o Campo", alunos das escolas municipais se motivaram e se destacaram. Esse é o segundo ano consecutivo em que fotógrafos e alunos de escolas públicas e particulares de Londrina participaram da ExpoCultura, concurso da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina que premia os melhores trabalhos nas categorias Desenho Infantil, História em Quadrinhos, Soneto, Redação e Fotografia.
A diretora da Escola Municipal Luiz Marques Castelo, Josiane Regina Brust Kostesk, localizada no distrito do Espírito Santo, recorda que o anúncio do concurso chegou no ano passado por meio de uma professora. "Ela nos motivou e agora que viu o destaque de nossos alunos, ficou tão contente como todos nós", comenta.
Participaram da atividade alunos do 1º e 2º ano. "Fizeram na sala de aula junto com a professora regente, seguindo as regras do documento". explica Kostesk. "Nesta semana vamos visitar a feira e será uma grande satisfação ver os desenhos de nossos alunos e também todas as obras presentes no Museu. Saber que um desenho premiado está lá cria uma expectativa a mais a todos", alegra-se Kostesk.
Foram premiadas as alunas Ana Beatriz Rezende de Oliveira e Emilly Rocha, alunas do Ensino Fundamental I da unidade. Os trabalhos ficarão expostos no Museu da Sociedade Rural do Paraná durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
A diretora da Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, Simone dos Santos Aguiar, localizada na região norte de Londrina também apresentou os seus trabalhos e o resultado superou as expectativas, sendo que três alunos tiveram seus desenhos eleitos para a exposição: Eric Matiolli Longui , Heloisa Ferreira da Silva e Ana Clara Silva Moraes.
Diante da proposta, os alunos apresentaram o olhar que possuem da integração entre o campo e a cidade. O céu azul, o sol a raiar e a presença de animas deram vida aos desenhos. Com criatividade, cada artista também colocou no papel como a indústria está presente no cotidiano e a importância do estabelecimentos de centros comerciais para a população - do campo e da cidade.
O mercado, a farmácia e outros tantos serviços e geradores de empregos tornam a sociedade organizada. As crianças não se esqueceram de colocar pássaros, borboletas, árvores e flores em suas criações. Também dá para observar que já sabem que a atividade agrícola passou por transformações e a presença da tecnologia e dos maquinários trouxe dinamismo.
As atividades enviadas pelas escolas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por: Anahi Menon (Núcleo de Educação), Henrique Siciliato (PUC), Dilceia Cardoso de Lima (Secretaria Municipal de Educação) e Cristianne Cordeiro Nascimento (UEL). Os vencedores vão ganhar ingressos cortesia para entrada na ExpoLondrina e também ingressos para o Parque de Diversões.
A comissão julgadora do Concurso de Fotografia contou com a participação dos fotógrafos Gustavo Carneiro, Lunartty Souta, Manoel Liziero e Rei Santos. O projeto tem o apoio do Fotoclube e Foto Célula e teve três ganhadores, 11 menções honrosas e três fotografias aceitas para a exposição.
Ana Virgínia Sampaio, organizadora da ExpoCultura, diz que um dos grandes objetivos da iniciativa é a integração da comunidade com a ExpoLondrina. “Queremos trazer as pessoas para dentro do parque, promover esta aproximação e integração. Por este motivo a premiação ocorre durante o evento com a exposição dos trabalhos no museu”, afirma.
Conheça os ganhadores da Expocultura 2023
Desenho Infantil
(Os anos escolares são referentes ao ano de 2022/ ano da inscrição dos desenhos)
Série: 1° ano
Ana Beatriz Rezende de Oliveira (Escola Municipal Luiz Marques Castelo – EIEF)
Emilly Rocha (Escola Municipal Luiz Marques Castelo – EIEF)
*
Série: 2° ano
Eric Matiolli Longui (Escola Municipal Professor Hélvio Esteves)
Heloisa Ferreira da Silva (Escola Municipal Professor Hélvio Esteves)
*
3° ano
Ana Clara Silva Moraes (Escola Municipal Professor Hélvio Esteves)
Henrique Gorini Jacob (Escola Every)
*
4° ano
Gabriela Rocha Benedetti (Escola Every)
Gustavo Cardoso de Sá (Escola Municipal Professor Hélvio Esteves)
*
5° ano
Cecília Alves Nunes Mansano (Escola Every)
Theo Matida Yokoyama (Escola Every)
História em Quadrinhos
7° ano
Leonardo Alves França (Escola Nova Fase)
*
8° ano
Paulo Henrique Silvério Muller (Escola Nova Fase)
*
9° ano
Leonardo Bonafini Chaves (Escola Nova Fase)
Sonetos
6° ano
Abdallah Achour Netto (Escola Every)
8° ano
Marcello A. O. Neto (Escola Every)
9° ano
Isadora Palandrani Santos (Escola Nova Fase)
Redação
1° ano (Ensino Médio)
Kamilly Vitoria Pereira Marcon (Colégio Estadual 14 de dezembro)
3° Ano (Ensino Médio)
Maria Daniele Alonso Freitas (Colégio Estadual 14 de dezembro)
Fotografia
1º Flávio Conceição – Caminhos da Agricultura
2º Alceno Marton – Retorno
3º Antônio Neto – Capim
Menção Honrosa
André Shimohiro – Trigo e o consumidor
André Shimohiro – O campo e a cidade
Flávio Conceição – Produtos do campo
Gabriela Delcin – A vaga está no ponto
Alceno Marton – Guerreiras
Luiz Carlos Adas – De sol a sol
Antonio Neto – Peneira
Flavio Conceição – Trigo em meio a Gleba Palhano
Ricardo Dantas – Entre o céu e a soja
Valdir Lopes e Souza – Raiz
Luiz Carlos Adas – O sofrido homem do campo
Exposição fotográfica
Aline Jessica – Poder da natureza
Mario Jorge Tavares – Rumo à SRP
Mauro Henrique Custódio – 1%
...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link