A leitura amplia o repertório dos estudantes para que eles possam fruir do prazer da leitura, reconhecer na arte formas de crítica cultural e política e entrar em contato com diferentes visões de mundo. Não há dúvidas do que o conhecimento pode promover. É o que preconiza o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Instituída em 9 de abril de 1980, pelo Decreto nº 84.631, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - SNLB, é celebrada em todo território nacional na última semana de outubro - neste ano será de 23 a 29 de outubro.

Em Cambé e em Londrina, atividades culturais e educativas celebram a semana comemorativa. Em comum, o fortalecimento do trabalho contínuo das unidades escolares que incentivam e renovação à leitura em todos os dias do calendário escolar.  Lançamento de livros, oficinas , contação de história, palestras e exibição de curtas integram as atrações nos sete dias.  

No Centro Municipal de Educação Infantil Munhoz Zerbetto, no Jardim Imperatriz, em Cambé, 130 alunos, de um a cinco anos, apresentam no próximo sábado (26), a culminância do trabalho de leitura para os pais e responsáveis.

De acordo com a assessora de Ensino do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cambé, Viviane Mascarenhas, a atividade consistiu na leitura e conversa da Coleção "O Homem e a Comunicação", da escritora Ruth Rocha. "Quanto mais conseguimos criar momentos e atrair a família, mais proveitoso é também", considera. "A escola é propositora, mas os pais possuem papel relevante", acrescenta.

A biblioteca da Escola Municipal Jacídio Correia, de Cambé, tem mobiliário com novo design que atrai os alunos para a leitura
A biblioteca da Escola Municipal Jacídio Correia, de Cambé, tem mobiliário com novo design que atrai os alunos para a leitura | Foto: Divulgação

ESPAÇOS MAIS CONVIDATIVOS

Mascarenhas lembra ainda que existem ações de abrangência nacional como essa para valorizar a Semana Nacional do Livro e também em consonância um compromisso de adesão à formação de cidadãos. Além disso, há atividades permanentes e também autônomas nas unidades escolares e que corroboram para o objetivo de dar protagonismo ao leitor.

A revitalização das bibliotecas das escolas e um formato mais confortável, atrativo e acolhedor é um exemplo desse movimento em prol da leitura dentro das escolas - para cativar, incentivar e encantar ainda mais o estudante do Ensino Fundamental.

A parceria com o projeto Folha Cidadania também é destacado pela assessora. " O jornal impresso é um outro suporte e incentivo à leitura e estamos muito felizes com a retomada da parceria, que se reflete na formação e repertório dos alunos". O formato, do ponto de vista da assessora vai ao encontro de um conjunto de ações que fortalecem e incentivam um trabalho contínuo, coletivo e processual

Na sala de aula da Escola Municipal Olavo Soares Barros, de Cambé, a Folha Cidadania também é uma ferramenta pedagógica que incentiva novos leitores
Na sala de aula da Escola Municipal Olavo Soares Barros, de Cambé, a Folha Cidadania também é uma ferramenta pedagógica que incentiva novos leitores | Foto: Divulgação

O LIVRO, A LEITURA E O LEITOR

Em Londrina, a Diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo convida a todos os leitores a prestigiarem as atividades na cidade. "É uma semana muito especial porque nós realizamos em parceria seria com várias instituições como o SESC Cadeião e unidade Fernando de Noronha, Colégio Mãe de Deus, Instituto Federal, Colégio Marista e várias instituições com o objetivo: formarmos leitores", diz.

No ano passado, nesse período, o Centro Cultural Lupércio Luppi e a Biblioteca Ramal, localizados na avenida Saul Elkind, zona Norte, estavam fechados para reforma. De volta às atividades, agora oferecem para os seus visitantes programação atrativa como a a exibição de três curtas-metragens. Um momento de bastante alegria para a Gestora Cultural Bibliotecária e Responsável pela Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi na zona norte de Londrina, Ana Mischiati. "A proposta é trabalhar com temas atuais e presentes no cotidiano e que permitem sensibilizar os frequentadores e também promover a reflexão", comenta.

LUPÉRCIO LUPPI: REVITALIZADA

A integração da sétima arte à sala de leitura é um dos atrativos. Para o cineasta Rodrigo Grota, cinema e literatura são duas linguagens que se alimentam uma da outra. "É essencial e muito bem-vinda essa ideia da Semana Nacional do Livro de incluir curtas-metragens de animação londrinenses na biblioteca", afirma.

Um dos curtas é CHORUMELAS, da diretora Raquel de M. Deliberador e traz à tona a temática ambiental e sustentabilidade. Guti, um estabanado potinho de plástico, é jogado acidentalmente nos orgânicos. Perseguido pela gangue dos alimentos geneticamente modificados, ele precisa passar por uma maluca jornada no lixão para reencontrar sua família nos recicláveis. Lançado em 2024, tem duração de 25 minutos. A exibição será dia 23, às 10 horas.

Para Grota, filmes são como livros e ampliam o nosso universo, nos ensinam por meio de emoções, sem serem didáticos, ele tem expectativas de que a exibição de curtas tenha continuidade na biblioteca. "Tanto o público em geral, mas principalmente o público infantil, terá mais motivos para frequentar este espaço e se divertir com filmes que lidam de forma criativa com temas muito importantes como o meio ambiente, a reciclagem e a saúde humana", convida.

Escritora, produtora e programadora cultural, Samantha Abreu participa da SNLB com uma palestra e lançamento do livro “Os Movimentos da Cabeça”, nesta quarta-feira (23), Biblioteca Pública Municipal de Londrina, às 19h15.

A escritora Samantha Abreu participa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com lançamento de livro e palestra
A escritora Samantha Abreu participa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com lançamento de livro e palestra | Foto: Carlos Fofaun/ Divulgação

A autora considera que os esforços voltados para formação de leitores são muito válidos, ainda mais quando destacam o papel da Biblioteca e do Livro neste contexto. "As Bibliotecas têm se tornado cada vez mais lugares vivos, dinâmicos e que possibilitam a experiência literária em diversas linguagens, então, é fundamental que elas ofereçam programações diversas, sobretudo em uma semana que celebra justamente sua importância em nossa sociedade", pensa.

Biblioteca Móvel de Londrina: um estímulo para novas experiências com a leitura
Biblioteca Móvel de Londrina: um estímulo para novas experiências com a leitura | Foto: Emerson Dias - N.Com

CONFIRA ALGUMAS ATRAÇÔES PARA CELEBRAR A DATA EM LONDRINA

Troca de gibis e livros na biblioteca infantil

Quando: quarta (23), às 10h30 e 15h30

Onde: Biblioteca Especializada Infantil

Gratuito

*

Contação da história “O burrinho tró-ló-ló”, com oficina de música

Mediadora: Isabel Ouriques

Quando: quinta (24),às 9h40

Onde: Biblioteca Ramal Vila Nova “Padre Adelino de Carli”

Gratuito

*

Oficina formativa de roteiro para mulheres

Mediadora: Angélica Cristtina Oliveira

Quando: quinta (24), das 13h30 às 17h30

Local: Biblioteca Municipal de Londrina

Inscrições pelo link: https://tinyurl.com/292uprue

*

2ª Mostra de Cinema Negro – Palestra “Fotografia Popular”

Com Ratão Diniz

Quando: quinta (24), às 19 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal de Londrina

Gratuito

*

Espetáculo teatral: "Jardim – Um solo poético para crianças"

Tecer Teatro - Curitiba

Quando: quinta (24), às 19h30

Biblioteca do Sesc Londrina Cadeião Cultural

Gratuito

*

Apresentação de canto lírico encenado

Bruna Paes da Silva (voz) e Gonçalo Rebelato (piano)

Local: Biblioteca Pública Municipal de Londrina

Quando: sexta (25), às 20 horas

Gratuito

*

Bottons Poéticos

Oficina com Amanda Damasio e Juliana Barone

Quando: sábado (26), das 14 às 18 horas

Onde: Local: Biblioteca do Sesc Londrina Cadeião Cultural

Valor: R$10,40 para trabalhadores do comércio e dependentes; R$21,00 para público geral

Inscrições:Sesc Cadeião Cultural