Um chega de bicicleta. Outro chega de bengala.

Um gosta de correr velozmente. Outro anda bem devagar.

Dois amigos que se encontram regularmente num banco de praça. Uma praça com vista para o mar.

Um garoto. Um velhinho.

.
. | Foto: Reprodução

Apesar da diferença de tempo que existe entre eles, os dois se entendem perfeitamente. O garoto brinca de carrinhos, o velho conta histórias. O menino se diverte com binóculo, o senhor se encanta com as ondas do mar.

Um dia as coisas ficam estranhas. O velhinho anuncia ao menino que na verdade é seu avô. Um avô que ele nunca conheceu.

Esse misterioso encontro entre avô e neto está em “O Lugar do Meu Amigo”, livro infantojuvenil da escritora carioca Marcia Cristina Silva lançado pela editora Escarlate com ilustrações de Catarina Bessell.

A partir da revelação, o menino é invadido por uma montanha de perguntas. Sente necessidade de explicações para conseguir entender os acontecimentos, para dimensionar seus sentimentos.

Justamente nesse momento o velho desaparece. Não comparece mais aos encontros. E o garoto precisa entender uma coisa que até então ele não havia experimentado: o luto.

Em “O Lugar do Meu Amigo”, a autora apresenta a experiência do luto com os instrumentos poéticos da subjetividade. O aprendizado do menino não passa pela objetividade, passa por olhar para os afetos de uma nova maneira. A partir de uma nova perspectiva.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“O Lugar do Meu Amigo”

Autora – Marcia Cristina Silva

Ilustrações – Catarina Bessell

Editora – Escarlate

Páginas – 56

Quanto – R$ 59,90