LEITURINHA -

A arte de acordar jardins

“O Jardim Secreto”, clássico da literatura infantojuvenil, apresenta a vida como uma mágica nas mãos das crianças

Marcos Losnak
Marcos Losnak

Crianças podem transformar jardins. Podem dar sentido às plantas e flores.

Jardins também podem transformar crianças. Podem dar sentido à vida. A natureza como força transformadora.

 

Frances Hodgson Burnett, autora de “O Jardim Secreto”, aos sete anos de idade
Frances Hodgson Burnett, autora de “O Jardim Secreto”, aos sete anos de idade | Reprodução
 


Essa era a ideia da escritora e dramaturga inglesa Frances Hodgson Burnett (1849 – 1924) ao criar “O Jardim Secreto”, clássico da literatura infantojuvenil.

Publicado originalmente há mais de um século, em 1911, a obra permanece encantando leitores de todas as partes do mundo. Cria uma atmosfera onde a vida assume a imagem de uma grande mágica nas mãos das crianças.

Em nova edição lançada pela editora Zahar, o livro traz a história de duas crianças que se encontram para apaziguar suas dores e traumas, e transformar tudo ao redor. Transformar pessoas, transformar ambientes.


Mary é uma menina que perde pai e mãe numa epidemia de cólera. Órfã, passa a viver na fazenda do abastado tio que possui um filho da mesma idade. Um menino que também perdeu a mãe. Um garoto enfermo chamado Colin que passa os dias acamado.

Situada no interior da Inglaterra, a propriedade é formada por um casarão circundado por extensos jardins. Alguns floridos, outros abandonados.

Perambulando pelos jardins longe dos olhos dos adultos, Mary e Colin encontram um lugar secreto. Um lugar onde a natureza se manifesta com todas as cores e formas de vida.


Aos dois se une Dickon, um garoto luminoso, nativo do lugar. Um menino capaz de entender as plantas e conversar com os animais.

Juntos, os três empreendem a aventura de “acordar o jardim”. Um movimento pautado pelo otimismo que transforma a vida de cada um deles. E transforma igualmente os adultos ao redor e todo o ambiente. Algo que as crianças percebem como “mágica”.

 

.
. | Reprodução
 



Serviço:

“O Jardim Secreto”

Autora – Frances Hodgson Burnett

Editora – Zahar

Tradução – Liliana Negrello e Christian Schwartz

Páginas – 352

Quanto – R$ 49,90 (papel) e R$ 34,90 (e-book)

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo