A Semana da Independência deixa mais evidente o espírito patriota de estudantes. Do hino que destaca "Sete de Setembro, data tão festiva, foi a Independência desta data tão querida...", a lições que compõem a história do Brasil e também as atividades nas escolas da rede municipal de ensino. O trabalho a partir de conceitos como liberdade e independência é uma possibilidade, remetendo os estudantes a ideia de que o nosso país nem sempre foi como conhecemos hoje e que já pertenceu a outro reino.

De acordo com a professora Eliane Aparecida Candoti, que atua no Apoio Pedagógico de História da Gerência de Ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, é importante falar da população que constitui o povo brasileiro: dos povos originários que habitavam as terras antes da chegada dos portugueses e dos povos africanos que são trazidos de modo forçado para serem escravizados, e que possuem uma importância significativa na formação da identidade brasileira e nos processos de luta por liberdade e cidadania.

Candoti explica que temas como esse são complexos para os anos iniciais da escolarização. "Por isso, é preciso partir de recursos que ajudem as crianças a imaginarem o cenário e os fatos que configuram a época em que se deu a Independência. Para tanto, os professores utilizam-se de literaturas, imagens, obras de arte, músicas, mapas e poesias, animações ou fragmentos de filmes que possam ilustrar o contexto histórico e torná-lo mais compreensível", observa.

Eliane Aparecida Candoti: "Data permite reflexões sobre conceitos como cidadania, democracia, liberdade e participação social"
Eliane Aparecida Candoti: "Data permite reflexões sobre conceitos como cidadania, democracia, liberdade e participação social" | Foto: Divulgação

Já para as turmas do 4º e 5º ano, ela informa que os professores podem aprofundar um pouco mais as discussões e apresentar diferentes versões sobre o acontecimento, de modo que a criança possa comparar e levantar suas hipóteses e conclusões a respeito. "Um exemplo: dia 7 de setembro de 1822 é considerada a data da independência do Brasil por ser o dia em que ocorreu a proclamação, Porém a população do Brasil só ficou sabendo do ocorrido em outubro de 1822, quando Dom Pedro I foi coroado", narra a professora.

Há abordagens diferentes em todos anos por ser uma data específica do calendário e uma ocasião em que muitas unidades escolares, tanto de Educação Infantil como de Ensino Fundamental, participam do desfile cívico organizado pela PML. "Assim, no que diz respeito à formação de um cidadão, o fato é relevante ao promover reflexões sobre conceitos como cidadania, democracia, liberdade e participação social", diz.

A professora considera fundamental a abordagem. "Existem personalidades sacralizadas pelos livros didáticos, porém, mais do que isso, é preciso pensar no que significa fazer parte de uma nação liberta, que promove o respeito e a dignidade da sua população e da importância de conhecer e lutar pelos seus direitos, principalmente pelo fato de que a independência do nosso país não envolveu a grande parte da população e nem se preocupou em garantir os seus direitos, mantendo a utilização do trabalho escravo", sustenta

A diretora da Escola Francisco Pereira de Almeida Junior, na região leste, Luciane Lopes de Carvalho Martins admira-se diante dos corredores cheios de cartazes verde-amarelos nesse período. "Professores de História e Geografia orientam para as atividades com a devida importância". Assim, todas as turmas, do P4 ao EJA, elaboram práticas sobre a Independência do Brasil.

SEMANA DA INDEPENDÊNCIA

Mais de 40 alunos da Escola Municipal Odilon Nocetti , localizada no jardim do Sol, região oeste de Londrina, irão participar do tradicional desfile. Nesta edição, as instituições inscritas abrangem cerca de 3 mil pessoas que participarão do ato. Destas, 1.500 são membros de associações, escolas e institutos e 1.500 são integrantes de forças de segurança, incluindo o Tiro de Guerra, polícia militar, civil, ambiental e comunitária, bombeiros e guardas municipais.

A diretora da unidade, Carla Lais Sartório Montanher afirma que as turmas que irão compor os desfile neste ano integram o projeto da Guarda Municipal. "Estão dispostos e irão com o uniforme da GM". Com idades entre 9 e 10 anos, aprendem com os guardas municipais sobre símbolos nacionais, respeito, postura durante a rotina denominada ordem unida, aprendem a marchar.

SENTIDO INVERSO

Nesta edição, o trajeto do desfile seguirá o sentido inverso ao habitual. O percurso será realizado no sentido centro/bairros, com a concentração sendo feita nas imediações da esquina da Avenida Leste-Oeste com a Rua Itapicuru, de onde os participantes partirão. O palanque das autoridades estará instalado na altura da Rua Itajaí, e o desfile terminará na esquina da Leste-Oeste com a Rua Cabo Verde.

ATIVIDADES COM OS ALUNOS

Sugestões da Secretaria Municipal de Educação para a Semana da Pátria

- Conversar a respeito dos conceitos de liberdade, independência, cidadania, entre outros que possam surgir com os estudantes;

- Realizar rodas de conversa a partir de pesquisas sobre o fato (dados levantados pelos próprios estudantes), a fim de apresentar e conversar em sala de aula;

- Analisar pinturas em telas que retratam o fato e fragmentos de textos que argumentem sobre como o fato realmente se deu;

- Promover leituras, rodas de conversa, interações e registros diversos a partir de literaturas, imagens, obras de arte, músicas, mapas e poesias, animações ou fragmentos de filmes que possam ilustrar o contexto histórico e torná-lo mais compreensível.

- Incluir as fontes históricas e recursos que possibilitem a imaginação e a constituição de repertório e argumentos sobre os acontecimentos em questão, promovem a contextualização da população e da participação dos mesmos, bem como a formação de uma consciência histórica.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação