A Expo Japão 2023 teve início na quarta-feira (7) com a presença dos alunos da Escola Municipal San Izidro, da região leste de Londrina, a convite da SME (Secretaria Municipal de Educação) e da organização do evento. Alunos entre 7 e 11 anos, acompanhados de professoras e da diretora da instituição, puderam aproveitar uma tarde de integração com a cultura japonesa num dos maiores e mais tradicionais eventos nipo-brasileiros da cidade.

Leia mais: Expo Japão 2023 chega ao fim com público de 37 mil pessoas

Com essa parceria, todos os anos desde 2012, o evento recebe centenas de crianças de diversas escolas municipais para explorar a tradição oriental e participar das atividades promovidas pelos coordenadores do projeto. O evento ocorreu na ACEL (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) e contou com um cronograma repleto de gastronomia, música, esporte, dança, oficinas e outras atividades para todos os públicos.

David Betim Shulze, de 8 anos, da 3ª série, esteve pela segunda vez na Expo Japão com a escola. "Eu achei bem legal, mas eu estou mais animado para as comidas. Eu gosto de sushi, porque tem vezes no domingo que meu pai faz. É gostoso vir para cá porque posso comer, posso brincar e fazer muitas coisas com meus amigos", conta empolgado.

Já Isabela de Lima Guimarães, de 7 anos, está na 2ª série do fundamental e marcou presença no evento pela terceira vez. Nas outras edições, compareceu com toda a família. Ela conta que é apaixonada por K-pop e que costuma ir a restaurantes japoneses. "Tudo é muito legal, o lanche e a música estavam muito bons", diz.

Benjamim Capelari Viana Garcia, de 7 anos, também da 2ª série, fala que já perdeu as contas de quantas vezes visitou a Expô Japão entre as idas com a escola e com os pais. Para ele, o mais legal são as comidas típicas e a apresentação de tambores. Ele conta que a sua comida preferida é aquela que parece um "pinguim". Quando questionado, ele responde em meio a gargalhadas: "a bolinha preta por fora, branca por dentro e com amarelo no meio", se referindo ao tradicional sushi.

A diretora da escola, Rosiane da Silva Mendes, explica que as crianças da instituição já mantêm contato com a cultura japonesa nas atividades promovidas no ambiente escolar e com a ACEL, por conta do beisebol, esporte popular no Japão, que a associação oferece. Atualmente, a ACEL possui 7 campos e 2 estádios, sendo o maior complexo esportivo do jogo da América Latina.

"Nós fizemos, no ano passado, uma apresentação de taiko [instrumento japonês de percussão]. Tem uma professora nossa que é da comunidade Nikkei, aí ela levou o taiko para a escola, foi aí que as crianças começaram essa integração, tocaram o instrumento e conheceram as roupas orientais. Foi uma aula mesmo, não só uma apresentação. Aí as crianças levam o que aprendem para as famílias e, consequentemente, elas também visitam bastante a ACEL", diz.

Muitas das crianças têm costume de visitar a Expo Japão com os pais anualmente por incentivo da escola
Muitas das crianças têm costume de visitar a Expo Japão com os pais anualmente por incentivo da escola | Foto: Pamela Destacio

CULTURA PRESENTE

A cultura japonesa é referência na gastronomia, na arte, na literatura, na arquitetura, no vestuário, na cultura pop e entretenimento, estando presente em muitos dos hábitos dos brasileiros e sendo passada de geração em geração. Não à toa os jovens estão consumindo cada vez mais a sua culinária e se interessando por artes marciais, animes e mangás, por exemplo. Na cidade de Londrina, devido à forte imigração desde 1930, as influências nipo-brasileiras são fortes e crescentes, contribuindo para a identidade da cidade.

Por isso, Rosiane entende a importância de incentivar atividades como essa às crianças, levando-as a um universo milenar, repleto de rituais e elementos culturais riquíssimos. "É importante para eles perceberem os costumes de uma outra cultura, como o respeito aos mais velhos, que é algo muito presente na cultura japonesa. Também para fazer esse comparativo com a nossa cultura e poder ver até o que já foi modificado nos hábitos japoneses, entre o tradicional e o contemporâneo. As crianças já começam a ter essa percepção, nas músicas antigas e nas atuais, por exemplo", conta.

ÊNFASE AO COLETIVO

As crianças puderam se divertir das 13h30 às 17h30 com diversas brincadeiras do Undokai, uma típica gincana poliesportiva que une a reflexão sobre o trabalho em equipe com o lazer. A presidente da ACEL, Luzia Yamashita Deliberador, explica que "as brincadeiras são sempre enfatizando o coletivo, então se uma criança não se empenha, ela está prejudicando o grupo, e o grupo que realmente se comprometer em fazer, ganha, porque todo o conjunto se esforçou, isso é um pouquinho para eles verem como funciona a cultura japonesa na forma de organização", explica.

Ela conta que a apresentação de taiko também foi um sucesso entre a garotada, porque os tambores eram tocados pelas próprias crianças, o que incentivava todos a participarem. Além disso, outros valores culturais como a limpeza do local e o cuidado com o espaço também foram ensinados.

"Por essa proximidade da escola San Izidro com a ACEL, quase todos os anos as crianças vêm para cá. Quem está no quarto ano da escola, provavelmente veio ao evento pela terceira vez. Então, por já terem contato com a cultura nipo-brasileira, ficamos felizes em cumprir com o nosso objetivo", afirma Eduardo Tominaga, vereador de Londrina e um dos organizadores da Expo Japão.

A Expo Japão é conhecida com o maior evento do estado do Paraná que visa a valorização e divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

A programação se encerrou no domingo (11), com apresentações de tênis de mesa, karaokê, dança K-pop, Kung-Fu, show de mágica e muito mais. Ao todo, aproximadamente 37 mil pessoas passaram pelo evento em cinco dias.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora