Zona Oeste da cidade é pouco visitada
Guto Rocha
Especial para Folha Turismo
A Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma região pouco visitada pelos turistas, mas que apresenta diversas atrações. Além do Sítio Roberto Burle Marx, a região conta com várias opções de passeios ecológicos como o Parque Estadual da Pedra Branca, a maior reserva natural do município. Com 12,5 mil ha, o local abriga exuberante floresta atlântica e vários reservatórios naturais de água, riachos, cachoeiras e trilhas. A maior atração no entanto, é o pico da Pedra Branca, com 1,25 mil metros de altitude.
Outra atração, não ecológica, mas cultural é a Capela Magdalena, do cravista Professor Roberto de Regina. A Capela, uma construção que lembra um castelo medieval, fica em uma chácara com um belo jardim e lago com gansos. Mas a grande atração é o espetáculo com música barroca apresentado por Roberto de Regina e um grupo de músicos, todos vestidos com roupas também medievais.
Nos dias de apresentação, que acontece nos finais de semana, o jardim é iluminado por tochas. O salão onde é realizado o espetáculo foi pintado pelo próprio Roberto de Regina com afrescos bizantinos. Além de música barroca, também é oferecido ao visitante um jantar como pratos indianos. Roberto de Regina também tem o que ele chama de Museu do Transporte, uma coleção de miniaturas de carros, ônibus, bondes, trens e navio que provoca encantamento, não só nas crianças, mas também nos adultos.





