Betânia Rodrigues
De Londrina
Especial para a Folha2
Londrina ganha hoje mais um projeto para artistas amadores e profissionais. É o ‘‘Zerão Cultural’’, que será realizado pelo menos três vezes por mês no anfiteatro do parque.
De acordo com Valdir Clóvis de Assis, diretor da Secretaria Municipal de Cultura, a intenção é abrir mais espaço para todos os tipos de manifestações artísticas desenvolvidas na cidade. ‘‘Pode ser dança, música ou teatro, contanto que tenha algum trabalho pronto.’’
Hoje o projeto vai reunir fãs do rock em torno das bandas Câmbio Negro, Primos da Cida, Arquivo X e Silver Blade. Esta última aproveita a ocasião para divulgar seu primeiro CD intitulado ‘‘Old and Real Thoughts’’. O grupo Silver Blade formou-se em 98 com influências de bandas como a Blind Guardian e Helloween, grupos fiéis às raízes do heavy.
‘‘Não vamos misturar estilos diferentes. Cada sessão será destinada a um público específico’’, esclareceu Assis. A opção pelo Zerão levou em conta a localização do parque, a dimensão da área e a revitalização que vem recebendo.
O ‘‘Oito e Meia MPB’’, ‘‘Ocupação Cultural’’ e ‘‘Zerão Rola Rock’’ são projetos que têm o mesmo intuito. O primeiro deles volta no dia 12 de abril com a apresentação do grupo Uquiah Dibõ no teatro Zaqueu de Melo, às 20h30. O ‘‘Ocupação Cultural’’ é um show itinerante que percorre diferentes bairros de Londrina duas vezes por mês. O ‘‘Zerão Rola Rock’’ entra este ano em sua segunda edição e ainda não tem data definida para acontecer.
Todos esses projetos culturais são gratuitos. Os interessados em apresentar seus trabalhos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, na diretoria de Ação Cultural pelo telefone: (43) 321-6600, ramais 216 e 218.