Para alguém que já rodou o planeta, um dos melhores lugares para se visitar pode estar ali na esquina: uma banca de revista. No caso de Zeca Carmargo, uma revistaria na esquina do mundo, Nova York, perto do Columbus Circus, onde o apresentador, repórter e editor-chefe do ''Fantástico'', da Rede Globo, diz que qualquer pessoa tem a sensação de ter morrido e acordado no céu.
Ele ainda cita outras bancas de revistas em Buenos Aires, na Argentina, e Tóquio, no Japão, onde o mundo se abre à frente de quem quer pôr o pé na estrada, mesmo sem precisar ir muito longe, já que revistaria tem em qualquer lugar.
A dica de quem conhece o atlas de ''A'' a ''Z'' aos que pretendem se dar bem na profissão de jornalista ou em qualquer outra atividade, Zeca dará no bate-papo ''Repórter, um Cidadão do Mundo'', nesta segunda-feira, às 19h30, na Faculdade Pitágoras.
Durante o evento, com promoção da Folha de Londrina, Bonde e Jovem Pan, e apoio da Livraria Porto, o jornalista autografa os seus livros. A entrada é franca.
A trajetória de Zeca começou na Folha de S. Paulo, em 1987, como repórter de música enviado a Nova York. Ele passou ainda pela MTV Brasil, Revista Capricho até que em 1996 foi chamado pela Globo para apresentar o quadro ''Altos Papos''.
Quando perguntam a Zeca se ele é artista, ele responde que não. ''Sou jornalista'', afirma, compreendendo a curiosidade que ronda o trabalho de qualquer repórter. No caso dele, essa curiosidade se justifica: entre suas aventuras, Zeca já foi de Mali ao Azerbaijão e já ficou cara-a-cara com Madonna e Bono Vox, do U2.
A bordo de uma nova série em que visita patrimônios históricos da Unesco, Zeca já apresentou o ''Aqui se Fala Português'' e ''A Fantástica Volta ao Mundo'', a primeira grande reportagem totalmente gerada pela internet e não por satélite.
Uma volta pelo globo terrestre enfrentando situações tão diferentes culturalmente como comer estômago de boi preparado em água sangrenta, na Cidade do México.
No seu blog, ele lembra uma passagem por Nova York em que um agente da polícia de imigração ao examinar o seu passaporte fez um comentário que ele sempre escuta:
''Por que você viaja tanto?''
Zeca diz que nessas situações sempre responde ser jornalista, resposta que afirma satisfazer a maioria das pessoas, mas sempre tem os que querem saber mais detalhes, como os países que ele mais gosta, a comida mais exótica que já experimentou, entre outros.
Porém, a citação de que uma banca de revista é capaz de fazê-lo se sentir no céu, mostra outras facetas do jornalista que conseguiu com exclusividade a revelação de Cazuza de que tinha o vírus da Aids.
Com uma carreira que inclui ter sido bailarino por nove anos, Zeca é também sucesso editorial, resultado de suas andanças. Entre os títulos publicados pela Editora Globo estão ''De a-Ha a U2 - Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música''; ''1.000 Lugares Fantásticos no Brasil''; ''A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagem'' e ''Novos Olhares''.

Serviço
- ''Repórter, um Cidadão do Mundo'' com o jornalista Zeca Camargo
Quando - Segunda-feira, às 19h30
Onde - Faculdade Pitágoras (Rua Edwy Taques de Araújo, 1.100. Gleba Palhano)
Quanto - Entrada franca

mockup