Nelson Sato
De Londrina
Ele vem aí com sua capa preta, barba, cartola, unhas pavorosas e talvez acompanhado das famosas ‘‘diabetes’’. José Mojica Marins, o Zé do Caixão, chega a Londrina no próximo dia 29 para uma palestra e projeção do filme ‘‘À Meia-Noite Levarei Sua Alma’’, na Unopar.
A idéia de trazê-lo partiu de alunos do curso de Marketing e Propaganda da Universidade. Mojica, 63 anos, é a grande estrela do ‘‘terror’’ nacional ostentando mais de três décadas de atuação atrás e à frente das câmeras. Foi o cineasta mais perseguido pela censura, com vários filmes picotados pela tesoura militar.
Dirigiu 31 longas-metragens, seis dos quais encarnando Zé do Caixão, personagem mais famoso da história do cinema brasileiro ao lado de Mazzaropi. Nesta década, foi descoberto nos Estados Unidos passando a desfrutar de um status cult com o pseudônimo Coffin Joe. No ano passado, ganhou uma alentada biografia de autoria dos jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti.
Em Londrina, ele vai exibir uma cópia intacta (sem os cortes da censura) do clássico ‘‘À Meia-Noite Levarei Sua Alma’’, que rodou em 1964. O filme mostra Zé do Caixão empenhado em gerar um filho perfeito, matando todos que o impedem de realizar seu desejo. O evento será realizado no Auditório Alcides Bueno, na Unopar, às 19h30. Os ingressos estão à venda a R$ 5,00 no sebo Mário de Andrade, no Centro Comercial, em Londrina. Mais informações pelo telefone (43) 322-7867.O cineasta José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, chega a Londrina no próximo dia 29 para palestra e exibição de filme
ReproduçãoJosé Mojica Marins, o Zé do Caixão: mestre do trash está ‘‘em cartaz’’ há três décadas

mockup