ZAPPING - Fábio Dobbs - TV Press
Arquivo FolhaMaria Luiza Mendonça: longe dos personagens neuróticosMegera domada
A atriz Maria Luiza Mendonça vibra com as cenas doces de Margarida, personagem que interpreta na minissérie ‘‘A Muralha’’. O motivo é simples. A atriz cansou dos personagens neuróticos e maus que sempre interpretou na tevê, como a louca Amanda de ‘‘Corpo Dourado’’, a descontrolada Vera Falcão de ‘‘Explode Coração’’, e a controvertida Buba de ‘‘Renascer’’. ‘‘Margarida é encantadora. Um contraste para o universo cruel da macrossérie’’, analisa a atriz. Na trama, Margarida é a esposa dedicada de Leonel, vivido por Leonardo Medeiros. Filha de um senhor de engenho falecido, ela teve uma educação erudita com os padres jesuítas e aprendeu literatura e poesia. Como companheiro, a atriz vai ter um papagaio, que vai confortá-la na tristeza de não poder gerar filhos.
Desafinada
Embora esteja sendo criticada pela voz estranhamente anasalada da personagem Lilica em ‘‘Vila Madalena’’, a atriz Betty Gofman seguiu apenas os conselhos do diretor Jorge Fernando. ‘‘Fiz essa mesma personagem na peça ’O Burguês Ridículo’ de MoliSre e a partir daí passou a ser uma brincadeira entre amigos. Foi idéia do Jorginho colocar a Lilica assim na novela’’, entrega Betty.
Memória fotográfica
A Record revirou as gavetas e selecionou um verdadeiro arsenal fotográfico para comemorar os 45 anos de existência da emissora. O material foi reunido em um livro com fotos dos principais programas desde a inauguração, em 1953. Existem raridades como a foto de estréia de Hebe Camargo na emissora, em 1966.