A décima edição da Mostra Londrix VideoPoema abre as inscrições, nesta quarta-feira (8), aos interessados na experimentação de versos e vídeos, nos mais diversos formatos e suportes tecnológicos. Com tema livre, os projetos poderão ser inscritos até o dia 8 de abril através do site do Londrix

A novidade da X Mostra Londrix VideoPoemas fica por conta da inclusão do Hip Hop/Slam/Rap, além de outras duas categorias previstas em edital: Videopoema Geral e Vídeopoema (apenas com declamação, sem utilização de recursos virtuais).

Serão selecionados quatro vídeos das três categorias, com o tempo máximo de cinco minutos de duração. O material não precisa ser inédito, mas deverá ser produzido em língua portuguesa contendo as seguintes informações: nome e sobrenome do criador, endereço, breve biografia (cinco linhas), telefone e endereço de e-mail.

O envio será feito por link da plataforma do YouTube. Não serão aceitos materiais com conteúdo ofensivo, racista, discriminatório ou que contenham discurso de ódio.

Em seu décimo ano consecutivo, a Mostra reafirma e amplia o intuito de demonstrar que a literatura, aparentemente estática e destinada aos sites on-line de livros, ganha acréscimos de leitores através de novos recursos tecnológicos, cada vez mais empregados.

“O discurso poético pode ser transmitido em diferentes plataformas. A interação entre a palavra escrita, falada ou imaginada pode encontrar, no suporte audiovisual, novas formas de expressão”, analisa Edra Moraes, idealizadora e coordenadora da Mostra.

Ainda segundo ela, o resultado é o crescimento do hibridismo entre as artes. “Queremos, sobretudo, possibilitar uma vitrine que promova o entretenimento e reflexão a quem assiste e ouve os vídeos. Ou seja, comprovar que a poesia é para ser lida com todos os sentidos”, complementa.

INICIATIVA BEM-SUCEDIDA

Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), via projeto 21-116, a X Mostra Londrix VideoPoemas é uma das mais bem-sucedidas iniciativas do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, que será realizado entre 9 e 14 de maio.

A realização da Mostra é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina.

A curadoria da Mostra fará a seleção dos vídeos inscritos entre 9 e 19 de abril. Os participantes escolhidos em cada categoria serão comunicados no dia 20 de abril. Os projetos contemplados terão divulgação nas redes e canal do YouTube do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, a partir do dia 25 de abril.

A exibição pública dos VideoPoemas selecionados ocorrerá no Museu Histórico de Londrina, durante a programação do LONDRIX/2022.

HOMENAGEM

A exemplo das edições anteriores, a Mostra irá homenagear um trabalho de VideoPoema. Mais precisamente “Londrina em Quatro Atos”, texto do consagrado escritor e dramaturgo Renato Forin Jr.

Os versos do autor transformaram-se em quatro poemas sinfônicos, compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore, com execução da Orquestra Acadêmica Bravi. Direção artística de Jhonatan Santos e produção de Thalita Deldotti.

Trata-se de uma homenagem literária-cênica-musical aos 87 anos de fundação de Londrina. O poema sinfônico narra, através de versos e acordes, a trajetória de uma senhora que chega aos 87 anos de idade, internada na UTI de um hospital vitimada pela Covid-19. “Londrina em Quatro Atos” estreou no dia 15 de dezembro do ano passado, via on-line. O vídeo pode ser acessado no site do : Londrix

(Com assessoria de imprensa)

"Londrina em Quatro Atos", do escritor e dramaturgo Renato Forin Jr, foi gravado pela Orquestra Bravi e apresentado no ano passado
"Londrina em Quatro Atos", do escritor e dramaturgo Renato Forin Jr, foi gravado pela Orquestra Bravi e apresentado no ano passado | Foto: Gabriel Sampaio/ Divulgação

LEIA MAIS

Videopoema

SERVIÇO

Abertura das inscrições da X Mostra Londrix VideoPoemas

Quando: a partir de quarta-feira (8) através do site Festival Literário de Londrina/Londrix

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 8 de abril