Um workshop de dança contemporânea será realizado de hoje a sábado em Londrina. À frente da oficina estará a bailarina e coreógrafa Fátima Victor, que irá ministrar as aulas no Centro de Dança e Artes Adanac, instalado no Colégio Marista.
Serão aulas práticas, com ênfase na preparação física dos bailarinos. ''Vamos discutir a formação de uma linguagem corporal trabalhando técnicas para melhorar o desempenho e evitar lesões, já que é grande a incidência de bailarinos de dança contemporânea que se machucam'', diz.
O programa vai abordar especialmente o Método Pilates, que ela pesquisa há 7 anos. ''Esse método trabalha a reeducação postural, a força e a flexibilidade. Eu o conheci inicialmente através de videos e de bailarinos amigos meus que vinham do exterior e falavam sobre suas virtudes. Hoje em dia, sei de várias companhias de dança que o utilizam como complementação para preparação física do elenco'', explica.
A artista salienta que a técnica atua no centro do corpo trabalhando o abdomen, as coxas e os glúteos. ''Os aparelhos utilizados formatam melhor o corpo e promovem a flexibilização da coluna, o que é importante para a dança contemporânea. E exige menos esforço, o que - acredito - poderá prolongar minha carreira de bailarina'', diz. No workshop, as aulas de hoje e de amanhã ocorrem das 19h às 21h e as atividades de sábado serão realizadas das 9h às 16 horas.
Fátima nasceu em Olinda (PE) e iniciou a carreira profissional em Curitiba, onde se formou no curso de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra. Em 1983, foi designada para dirigir uma filial do curso em Londrina, onde criou o grupo Oficina de Dança e trabalhou como preparadora física do grupo de teatro Proteu e da equipe de ginástica da Fefi (hoje Unopar).
''O Oficina de Dança foi o primeiro grupo de dança contemporânea de Londrina. Com ele, viajei pelo Brasil todo'', lembra. Depois de 10 anos na cidade, mudou-se para outros centros. Viveu 12 anos em São Paulo atuando em grupos como o Quartier Latin, Cia. de Dança Juliana Omati e Lótus Cia.de Dança. Atuou também como bailarina convidada do Ballet da Cidade de São Paulo.
Durante esse ciclo, frequentou cursos de mestres como Carla Reinecke, Ruth Rosembaum, Flávia Barros, Jair Moraes (Brasil), Yurek Shabelevski (Polônia) e Izabel Santa Rosa (Portugal). No final de 2007, voltou a Londrina. O retorno foi comemorado com a montagem do espetáculo ''Contêmpora'', que narrava sua trajetória.

Serviço
- Workshop de dança contemporânea
Quando - de hoje a sábado
Onde - Centro de Dança e Artes Adanac/Colégio Marista (Av. Maringá, 78)
Quanto - R$ 80
Mais informações - (43) 3324-6236 ou 3374-3600

mockup