Humanidade aflorada encoraja a Super Adelaide a preservar o meio ambiente
Humanidade aflorada encoraja a Super Adelaide a preservar o meio ambiente | Foto: Divulgação/Maria Angélica Castanho

Corajosa, forte e comunicativa. Com uma capa feita de pano de chão e dotada de vontade de proteger o mundo e os animais, a Super Adelaide é uma palhaça empenhada e a prova de que a vontade, a empatia e a ação fazem diferença. É sua a humanidade aflorada que a move.

Super Adelaide, uma palhaça, quem diria, lança mão de seus poderes em nome da preservação da natureza e do ambiente. Se um palhaço é sempre associado ao poder de roubar o riso, fazer o público cair na gargalhada, Adelaide ousa e utiliza seu talento e os meios digitais para levar à reflexão, alcançar seus planos e ganhar a adesão de mais simpatizantes e protetores do Planeta.

Super Adelaide faz cálculos, tem muitos planos - está no 270 e se mostra incansável. Entre uma cenoura e outra, Super Adelaide lê, faz projetos e revela que faz parte de seus objetivos de ser uma referência de cuidado e proteção. "Mostrar para todas as crianças e adolescentes que podem sonhar e ser o que quiserem".

Na websérie “Plano nº 270”, que conta as aventuras da palhaça Super Adelaide, a super heroína tenta salvar o planeta e os animais de sérios problemas. A estreia é no próximo dia 2 de agosto no Youtube, às 20 horas. Dividida em seis episódios, a série transmitida pelo youtube traz como tema central a proteção e a preservação do meio ambiente, além de ressaltar o respeito aos animais. O objetivo é conscientizar o público sobre essas questões por meio de uma uma linguagem leve e divertida.

Protagonizada pela atriz Juliana Galante, 29 anos, natural de Presidente Prudente, que dá vida à palhaça Adelaide, a série foi toda filmada em Londrina e na região norte do Paraná. Juliana pesquisa a relação entre a palhaçaria e o ativismo desde 2015. Durante a graduação em Artes Cênicas, na Universidade Estadual de Londrina, surgiu o seu primeiro trabalho solo na área, o espetáculo teatral “Plano nº 269”. Não por acaso, segundo a atriz, 269 é o número de um boizinho que fugiu do abate. "Intitular a websérie de 270 é uma forma de dar sequência ao que já foi iniciado e também mostrar que é preciso tentar, se esforçar e ter persistência.

Planejada inicialmente para atender os alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, a proposta é livre para todos os públicos. O material será disponibilizado para as escolas de maneira gratuita, e poderá ser transmitido dentro da plataforma Classroom. O projeto contou com apoio do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, que fez o contato com as escolas.

“Essa transmissão dentro da plataforma Classroom diminui o consumo de dados dos estudantes, democratizando mais o acesso ao conteúdo e proporcionando através da arte da palhaça, leveza e alegria, em momentos tão difíceis que estamos vivendo nessa pandemia”, reflete a atriz Juliana Galante. “Pensando ainda na democratização da arte, a websérie também será disponibilizada gratuitamente através do Youtube e contará com a tradução em libras.”

Uma aventura na floresta

A aventura de Super Adelaide começa quando a palhaça resolve ir morar na floresta para defender os animais e a natureza de um monstro misterioso que está causando vários desastres. Em meio a muitas aventuras e emoções, a palhaça revela seus superpoderes que, na verdade, nada mais são que sua própria humanidade aflorada.

Para enfrentar os desafios, Super Adelaide atende o chamado da natureza. Assim, a cada episódio, a heroína tem que superar um desafio ligado a um elemento da natureza (ar, terra, água e fogo) para salvar o planeta.

A websérie conta com patrocínio do PROMIC, Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Londrina, e tem o apoio da Vila Triolé Cultural; Café com Propósito; Visual Libras; Produtora Mix Tape e Cesar Augusto Fotos.

Planos que não param

Os projetos desenvolvidos pela Palhaça Adelaide têm em comum as temáticas que visam a conscientização do público acerca da preservação do ambiente, do respeito e cuidado com os animais e do feminismo, trazendo à tona, de forma discreta e sensível, a força e o empoderamento de meninas e mulheres, na figura de uma “super-heroína” fora dos padrões pré-estabelecidos, a “Super Adelaide”.

Galante tem mais planos. “Com esse novo projeto eu pretendo aprofundar outras formas de expressão, unindo a graça e a espontaneidade da palhaçaria com a beleza e a dinâmica do audiovisual. Mais do que isso aproximar caminhos e vertentes artísticas para alcançar o público infanto-juvenil e buscar desenvolver nas crianças e adolescentes o gosto pela arte da palhaçaria e suas mais diversas formas de expressão”, finaliza a atriz Juliana Galante.

Serviço:

Websérie “Plano nº 270”

Estreia: segunda-feira (2), às 20 horas.

Acesse: https://www.youtube.com/palhacaadelaide

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xCF1EotiZ4w