WALTER FIRMO COMEMORA 40 ANOS DE CARREIRA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de outubro de 2000
Ana Maria Guariglia Agência Folha 
É visível que a maioria dos fotógrafos, nestes últimos 50 anos, tenha se preocupado em valorizar o homem e a sua atividade no ambiente. Um deles, Walter Firmo, destaca-se por vencer os desafios jornalísticos para ressaltar o ser humano, como figura atuante do seu meio ambiente.
Neste ano, Firmo comemora 40 anos de profissão, inaugurando hoje, às 19 horas, na galeria Câmara Clara, no bairro da Urca, no Rio, uma exposição com suas filhas bastardas, como diz, ao explicar que são fotos que não encontraram espaços para publicação.
Um dos destaques é a foto do jogador Garrincha tomando banho no chuveiro do Maracanã, no começo de carreira, no Botafogo, no início dos anos 60. Foi escolhida com outras 20 da coleção de mais de três mil imagens.
Outra imagem curiosa e também inédita é a fixação da primeira pilastra para a construção do Palácio do Planalto em Brasília.
A exposição é uma chance de revelar trabalhos que foram relegados à poeira, guardados em envelopes, bolsas e sacolas, diz.
Firmo, 63, nasceu no bairro carioca de São Cristóvão. Começou a fotografar por volta de 1955 ao ganhar uma câmera de seu pai. Uma das primeiras fotos está na exposição e mostra uma turma de estudantes do colégio Ateneu Brasileiro, onde o fotógrafo fez o ginásio. Em 1957, começou a trabalhar no jornal Última Hora, depois no Jornal do Brasil e revistas como Realidade, Manchete e Isto É.
Fundou a agência Câmera Três, juntamente com os fotógrafos Claus Meyer e Sebastião Barbosa, e foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia (FUNARTE).
Ao longo dos 40 anos de carreira, Firmo recebeu vários prêmios, como o Prêmio Esso, pela série de cinco matérias sobre a Amazônia, feita para o Jornal do Brasil (1963), além do Prêmio Nikon Internacional (1985), e o de Icatú de Fotografia.
A foto do músico Pixinguinha, sentado em uma cadeira de balanço, tornou-se uma das fotos clássicas e mais divulgadas do fotógrafo carioca.
A exposição fica em cartaz até 9 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. A galeria Câmara Clara fica na avenida Portugal, 986, bairro da Urca, no Rio. Mais informações no telefone 0/xx/21/295-9945.


