O projeto Viva Elis, promovido pelo Bar Valentino em Londrina, inicia sua 31ª edição nesta quinta-feira, 5. Na ocasião, Rakelly Calliari e Marise Corrêa comandam uma “roda de samba para Elis”, com clássicos deste gênero brasileiro que a intérprete gaúcha eternizou em sua voz.
A proposta do especial este ano é abrir o convite para profissionais que nunca participaram da homenagem. Rakelly, que chega à quinta participação no projeto, decidiu então convidar a percussionista, produtora cultural e cantora Marise Corrêa, junto com a produção do Viva Elis, para estrear neste palco que já é um espaço consagrado da cultura londrinense, não só pela longevidade do projeto, mas principalmente pela qualidade e a diversidade das releituras trazidas para a obra deixada por Elis.
A liberdade concedida para a concepção dos shows resulta em uma fonte inesgotável de combinações. “Nos conhecemos no movimento de mulheres na roda de samba e durante bastante tempo encontrávamo-nos semanalmente para essa prática, então achamos que faria todo o sentido trazer esse formato para o projeto”, comenta Rakelly, que participou do Viva Elis pela última vez em 2016, explorando o repertório internacional deixado pela Pimentinha.
Marise disse ter ficado feliz e surpresa com o convite. “Eu escutava Elis no colo do meu pai ainda criança, e sou uma fã de carteirinha do projeto. Mas nunca imaginei que um dia fosse cantar no Viva Elis”, comenta. “Será um show divertido, alegre e muito bonito”, prevê.
No repertório escolhido pela dupla, estão canções de compositores de samba e ritmos brasileiros de diversos estados: do baiano Gilberto Gil ao mineiro João Bosco, das cariocas Fátima Guedes e Ana Terra aos paulistas Pedro Caetano e Adoniran Barbosa. A diferentes nuances do samba são costuradas pela linguagem da roda, aberta a improvisações e com uma formação instrumental com atenção especial nos elementos rítmicos e na percussão, sob o comando de Giovanna Sanches e Carlão, com a participação de Marise. Completam o regional os músicos Wilson Saraiva, no cavaco, Gustavo Gorla, no violão, André Gião, no contrabaixo, e Julio Erthal na flauta e saxofone.
E uma boa roda de samba precisa estar aberta às canjas. Além de números solos e em dupla, as cantoras recebem a participação especial dos demais participantes do projeto nesta edição: Giovanna, Gabriela Catai, Vinícius Zanin, João Nakao, Cecília Bandeira e Silvia Borba, além do cantor Paulo Vitor Poloni.
Viva Elis 2023
PROGRAMAÇÂO
05/01 – Rakelly e Marise Corrêa
12/01 – Vinícius Zanin e João Nakao
19/01 – Gabriela Catai e Giovanna Sanches
26/01 – Silvia Borba e Cecília Bandeira
Serviço
Viva Elis 2023
Quinta-feira (5) – Rakelly e Marise Corrêa
Início sempre às 20h30. Ingressos: R$25 antecipado pelo Sympla / R$30 na portaria.
Local: Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486). Telefone: 3348-0791
Ingressos no Sympla