Imagem ilustrativa da imagem Vítima de Covid-19, Paulo Gustavo morre aos 42 anos
| Foto: Divulgação

O Brasil perdeu um de seus humoristas mais populares e bem-sucedidos. Vítima da Covid-19, o ator Paulo Gustavo faleceu na noite de terça-feira (4), às 21h12, após permanecer internado por mais de 40 dias. Durante o período de tratamento, o artista de 42 anos foi submetido a diferentes técnicas e seu quadro clínico apresentou várias oscilações. Intubado na UTI de um hospital da zona sul do Rio de Janeiro, ele chegou a fazer uso de um pulmão artificial, mas acabou não resistindo às complicações da doença que já matou mais de 350 mil brasileiros. Em comunicado à imprensa, a assessoria do ator afirmou que o corpo do humorista será cremado. A cerimônia será restrita a familiares e amigos próximos e o local não será divulgado, a fim de evitar aglomerações neste período de pandemia.

Paulo Gustavo foi internado no dia 15 de março. A internação do ator causou surpresas nos fãs, pois dois antes ele havia compartilhado mensagem para o marido nas redes sociais sem citar qualquer problema de saúde. Oito dias após a internação, o ator começou a sentir dificuldades para respirar e os médicos acharam melhor intubá-lo com o objetivo de evitar um agravamento ainda maior em seu quadro clínico.

No boletim médico divulgado pelo hospital no dia 1º de abril, a equipe responsável pelo tratamento afirmou que Paulo Gustavo continuava tendo uma evolução favorável. Para surpresa de todos, no dia seguinte o estado de saúde do ator se agravou e a equipe médica que o atendia optou por submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), popularmente conhecida como uma espécie de pulmão artificial. “O ECMO é uma terapia feita através de uma máquina, que substitui a função de troca de oxigênio que o pulmão faz. Com isso, você consegue descansar o pulmão até ele poder ser exigido novamente e conseguir fazer essa troca”, informou o médico intensivista Victor Cravo.

Na sequência, o comediante passou por outras intervenções. Entre elas uma pleuroscopia, para evitar um vazamento de ar dos brônquios, e uma toracoscopia, procedimento para correção dos problemas apresentados. Devido aos procedimentos, Paulo Gustavo precisou realizar transfusões de sangue e seu marido pediu aos fãs e amigos que ajudassem a abastecer os bancos de sangue com doações em nome do ator. A campanha contou com adesão de vários fãs e amigos famosos do ator, incluindo as atrizes Claudia Raia e Monique Alfradique.

Na segunda-feira (3), Paulo Gustavo teve uma melhora rápida, acordou e chegou a conversar com o marido e a equipe médica. Porém, poucas horas depois um boletim médico informou que o ator havia sofrido uma embolia gasosa disseminada e que seu caso se tornou irreversível.

Trajetória vitoriosa

Nascido em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, Paulo Gustavo formou-se em artes cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em 2005. O ator ganhou projeção no ano seguinte, quando estreou o espetáculo “Minha Mãe é Uma Peça” interpretando a personagem Dona Hermínia, inspirada em sua própria mãe. A atuação rendeu a ele uma indicação ao Prêmio Shell 2007 na categoria Melhor Ator. Em 2013, a montagem virou um longa-metragem que tornou-se o filme mais assistido do ano no Brasil. O grande sucesso de público foi responsável pelos lançamentos de Minha Mãe é uma Peça 2 (em 2016) e Minha Mãe É uma Peça 3 (em 2019).

A trilogia do filme “Minha Mãe é Uma Peça” bateu recorde de público e fez Paulo Gustavo ficar conhecido como o “midas da telona brasileira”. O primeiro título levou 4,6 milhões de pessoas ao cinema. O segundo atraiu mais de 9,3 milhões de espectadores. E o terceiro atingiu a marca de 11,5 milhões de espectadores, tornando-se o segundo filme mais visto da história do cinema nacional.

Outro grande sucesso de público que teve Paulo Gustavo como protagonista foi o programa televisivo “Vai que Cola”, que estreou em 2013 pelo canal Multishow. O sitcom bateu recordes de audiência e foi um dos mais vistos da TV paga no Brasil em sua primeira temporada. Em 2017, o humorista deixou o “Vai Que Cola” e entrou no programa “A Vila”, junto com Katiuscia Canoro, com o roteiro de Leandro Soares.

Ator deixa marido e filhos

Paulo Gustavo deixa o marido e dois filhos com dois anos de idade. Casado com o dermatologista Thales Bretas desde 2015, o ator é pai de Romeu e Gael, que nasceram de barrigas de aluguel diferentes, em 2019.

Em seu especial de fim de ano da Globo, o 220 Volts, em dezembro, o ator deixou uma mensagem sobre a importância do humor durante a pandemia. "Rir é um ato de resistência. A gente agora está precisando dessa máscara chata para proteger o rosto desse vírus, e, infelizmente, essa máscara esconde algo muito precioso para nós brasileiros: o sorriso."

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1