Nesta terça-feira (14), uma profusão de talentos confirma a diversidade da programação da 46ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina. Entre as atrações distribuídas nesta noite figuram a pianista Maria Teresa Madeira, o grupo Septeto Reunion, o pianista Paulo Meirelles, a formação João e Maria Trio e a apresentação de Gabriel Zara e do guitarrista Baby Campelo, que recebem como convidado o saxofonista Gabriel Peixoto.

Reconhecida como uma das maiores pianistas do País, Maria Teresa Madeira sobe ao palco do Teatro Ouro Verde nesta terça-feira (14), às 20h30, para apresentar um panorama da música brasileira com obras de grandes mestres como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim e Henrique Alves de Mesquita, entre outros.

Pianista de formação sólida e discografia extensa, Maria Teresa Madeira dedica-se a um dos compromissos mais generosos que um intérprete pode assumir: divulgar a música brasileira em toda a sua riqueza e diversidade. No recital “Piano Brasileiro”, que integra a programação do FIML, acontece o encontro entre a intérprete e o repertório que ela ajudou a consolidar como patrimônio da música nacional. A apresentação contará com a participação especial do percussionista André Vercelino.

Antes do início do recital, às 19h45, no foyer do Teatro Ouro Verde, o público será recebido com uma breve apresentação dos jovens músicos da Camerata Petrópolis da Ação Social pela Música, que estão participando do 46º FIML.

DO TANGO AO JAZZ

O grupo Septeto Reunion faz a sua apresentação na AML Cultural, às 19 horas. O repertório da noite passa pelo tango argentino e pelo jazz norte-americano e o grupo apresenta obras de compositores brasileiros especialmente arranjadas para a formação do septeto, ampliando o alcance do programa e reafirmando o compromisso do conjunto com a produção nacional.

O Septeto Reunion apresenta repertório de tango e jazz na AML Cultural
O Septeto Reunion apresenta repertório de tango e jazz na AML Cultural | Foto: Bebird/ FIML/ Divulgação

A combinação entre referências internacionais e a identidade brasileira é uma das marcas do trabalho do Septeto Reunion, que ao longo de quase uma década construiu repertório e linguagem próprios. Formado em 2017 por destacados músicos da região de Londrina, o Septeto apresenta composições de Astor Piazzolla e Gerry Mulligan, dois ícones da música instrumental que protagonizaram um encontro histórico ao gravar juntos o disco Summit, em 1974.

PAULO MEIRELLES

No recital Diálogo Entre Continentes, Paulo Meirelles toca Chopin e Almeida Prado, às 19 horas, no auditório do Hotel Crystal. O programa propõe um diálogo entre dois universos conectados por afinidades poéticas. Ao alternar as duas obras, o público é convidado a atravessar uma ponte entre séculos e geografias. À frente do piano está Paulo Meirelles, pianista brasileiro radicado em Paris, doutorando em Música pela Sorbonne Université com pesquisa dedicada justamente à obra de Almeida Prado. Laureado pela Fundação Royaumont, especializou-se no repertório romântico em instrumentos históricos, com foco em Chopin e Schumann.

Paulo Meirelles se apresenta no teatro do Hotel Crystal alternando composições de Chopin e Almeida Prado
Paulo Meirelles se apresenta no teatro do Hotel Crystal alternando composições de Chopin e Almeida Prado | Foto: Fábio Alcover/ FIML/ Divulgação

No La Casita, às 19h30, o contrabaixista Gabriel Zara e o guitarrista Baby Campelo recebem como convidado o saxofonista Gabriel Peixoto. A apresentação integra o Giro Londrina, circuito de apresentações em bares. A proposta do Giro Londrina é ampliar a experiência do festival, levando música para diferentes espaços da cidade e aproximando artistas e público em ambientes descontraídos. A iniciativa integra a programação paralela do evento, que acontece entre os dias 10 e 19 de julho.

Leia mais:

Às 21h30, no Bar Valentino, é a vez da formação João e Maria Trio. Nesta apresentação, o grupo revisita o Clube da Esquina, um dos discos mais importantes da música brasileira, em modo instrumental. Piano, baixo e bateria reinventam clássicos como “Cais” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”. No piano, João Domingos; no baixo, Maria Luiza Vazquez; na bateria, João Rissi — e, como participação especial, o cantor David Mour. Formado em 2021 por estudantes de Licenciatura em Música da UEL, o grupo nasceu como um estudo de arranjo e improvisação dentro da música popular brasileira. Desde então, soma vivências e composições autorais a clássicos da canção nacional, conectando o público de Londrina à música instrumental.

SERVIÇO

46º Festival Internacional de Música de Londrina

De 10 a 19 de julho

Mais informações sobre a programação no site do Festival

Ingressos: Sympla

mockup