Violino com sonoridade brasileira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de outubro de 2017
Marcos Roman<br>Reportagem Local 

Obras de grandes compositores brasileiros de várias gerações que contam através do violino um pouco da história da composição brasileira no século XX serão executadas em Londrina nesta quarta-feira (18) pelo violinista italiano Alessandro Borgomanero. Convidado da Série Palcos Musicais, o instrumentista apresenta o concerto "O Violino em Solo no Brasil", às 20h30, no Teatro Crystal. O programa reúne peças de Claudio Santoro, Guerra Peixe e Marcos Salles, entre outros.
O repertório selecionado pelo violonista é resultado de uma longa pesquisa feita nos últimos três anos à procura de obras escritas para este instrumento. O programa começa com a provavelmente primeira obra para violino solo, composta em 1908, por Marcos Salles, em estilo romântico, passamos pelo dodecafonismo de Guerra Peixe, com a sua obra "Musica para Violino Nº 2", composta em 1947. O nacionalismo brasileiro é representado pela "Fantasia Sul América" de Claudio Santoro, a obra descritiva intitulada "As Quatro Estações" para Violino Solo de Almeida Prado, que retrata de uma forma moderna aspectos das várias estações do ano, composta em 1983.
O concerto termina com "Três Prelúdios" para violino do mineiro Flausino Vale, de estilo sertanejo e popular, de alto virtuosismo para o instrumento, composta da década de 1930. Tudo isso emoldurado pela grandiosa obra de Johan Sebastian Bach, que é a "Chacona da Partita Nº 2" para violino solo, considerada a maior fonte de inspiração para qualquer compositor que se dedica a compor obras para esse instrumento.
Nascido em Roma, onde formou-se com o título de Mestre em 1992 na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, Alessandro Borgomanero tem uma carreira consagrada. Apresentou-se como solista à frente de várias orquestras da Europa, obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países onde se apresentou, como Áustria, Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Portugal, Alemanha; ministrou masterclasses para violino em várias escolas, além de gravar vários CDs. Radicado em Goiânia desde 1997, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás e comanda a Orquestra Filarmônica de Goiás, Borgomanero está em turnê por várias cidades como Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e no Festival de Campos do Jordão.
O violinista já gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). A sua discografia inclui dois CDs gravados com o Mozarteum Quartett, com quartetos e quintetos de Mozart com o clarinetista Wenzel Fuchs da Filarmônica de Berlim, um CD de violino e violão com um arranjo dos Quadros de uma Exposição de Mussorgsky e outro com peças virtuosísticas para violino e piano. Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.
A Série Palcos Musicais 2017 é promovida pela Apolônia Produções Culturais e coordenada da produtora e pianista Irina Ratcheva. Conta com o patrocínio da Unimed, Sonoco, Agência de Fomento do Paraná e Horizon John Deere. Conta com o apoio da UEL FM, CBN, Brasiliano Bar, Livraria da Silvia e Hotel Crystal Palace.
Serviço:
"O Violino Solo no Brasil", com o violinista Alessandro Borgomanero
Quando - quarta-feira (18), às 20h30
Onde - Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, 15)
Quanto - R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Pontos de Venda - Bilheteria do Café Royal; Livraria da Silvia ou www.sympla.com.br


